pautados na convicção de que um texto não é um amontoado de palavras ou frases, os teóricos do texto procuram mostrar metarregras e os princípios de construção da escrita. Isso é importante para que?
Soluções para a tarefa
As metarregras partem do princípio de textualidade e estão associados à construção da coerência textual, da relação de sentido entre as ideias do texto.
Entende-se que um texto bem construído valoriza os aspectos de coesão e coerência, que devem andar juntas. Isso atende a alguns fatores da textualidade.
Especificamente sobre as metarregras, um texto deve apresentar repetição, progressão, não contradição e relação.
Mas o que quer dizer cada uma delas?
Repetição – refere-se à retomada de elementos sem necessariamente repeti-los com freqüência. A repetição ocorre por elementos anafóricos ou sinônimos, por exemplo. É essa forma de repetição que promoverá a continuidade do texto.
Progressão – necessita da repetição conforme explicado acima e ainda apresenta novas informações sem perder de vista o assunto abordado no texto.
Não contradição – é não contradizer mesmo, em seu sentido próprio. Isso é bastante influenciado pela seleção de vocabulários. Deve-se saber o significado das palavras utilizados no texto a fim de não cometer equívocos.
Relação – refere-se à articulação correta entre todas as partes do texto, todas as informações contidas nele. Todas as ideias precisam dialogar, pois nada deve ser inserido no texto sem propósito algum.