Português, perguntado por loneevegas, 5 meses atrás

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito de queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.

1- No 2° parágrafo, há três pronomes que substituem a palavra Paulo*, expressa no 1° parágrafo. Identifique-os.
2- Para indicar que fatos ocorrem numa sequência temporal, isto é um depois do outro, foram empregadas duas expressões temporais, uma no 1° parágrafo e outra no 2° parágrafo. Identifique-as.
3- No 2° parágrafo, a palavra *mas* liga duas ideias opostas. Quais são essas ideias que se opõem?
4- Agora faça estas experiências.
_ Primeiramente, leia o 2° parágrafo e depois o 1° parágrafo.
_ Em seguida leia todo o 2° parágrafo de trás pra frente, começando por fotonovelas*
Qual foi o resultado? Os textos mantiveram o sentido original?

Soluções para a tarefa

Respondido por kassiawanessa8749
2

Resposta:

a) Não deve-se concordar com a afirmação dita pela mão de Paulo, pois Paulo apenas era um menino muito criativo, repleto de imaginação, e que apenas tinha muitos pensamentos interessantes e diferentes, não podendo classificá-los como mentira.

b) "é um caso de poesia". Esta expressão indica que o menino apenas é muito criativo e apresenta sua imaginação muito fértil, podendo ter amplo dom e capacidade de escrever poesias e poemas.

c) O poema voz ativa afirma que poucas pessoas têm coragem de reproduzir o que de fato pensam, porque a maioria tem medo de ser julgada e acaba apenas reproduzindo o que ouve.

d) O imaginário no primeiro texto trata da capacidade poética das pessoas, como uma chave para as artes. No segundo texto a o imaginário é visto como uma fonte de conhecimentos e opiniões que são pouco usadas e expressas por meio do medo da rejeição.

Explicação:

eu fiz em letras, mas o em números é igual

Respondido por sahlopes26
3

Resposta: 1) botou-o, ele e ele

2) A do primeiro parágrafo é um dia, a do segundo é Na semana seguinte

3) As ideias são que primeiro a mãe o bota de castigo para ele aprender a deixar de ser mentiroso mas que na semana seguinte ele já mentiu novamente

4) O sentido do texto se mantém igual, foi uma experiência estranha

Perguntas interessantes