Paulo joga um jogo de computador no qual deve locomover um carrinho pela tela por meio de comandos. Observe abaixo a representação de parte da tela desse jogo da última vez que Paulo começou a jogar.
M051775I7
Nesse dia, Paulo inseriu comandos para que o carrinho andasse 2 unidades para a direita e, em seguida, 3 para cima.
Quais são as coordenadas da localização do carrinho após esses comandos de Paulo?
(1, 4).
(2, 3).
(3, 4).
(4, 3).
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação passo-a-passo:
Primeiro ele anda 2 unidades, até o X = 3 e, depois sobe 3 unidades até o Y = 4.
(x,y) = (3,4)
As coordenadas da localização do carrinho após esses comandos de Paulo são (3, 4) sendo a letra "c" a alternativa correta.
Coordenadas do carrinho de Paulo
O plano cartesiano é um objeto de estudo matemático que visa organizar pontos que são traçados a partir de dois segmentos de retas perpendiculares.
Para descobrirmos a nova posição do carrinho de Paulo, temos que levarm em consideração o seguinte:
- Se o carrinho andar para baixo vamos subtrair;
- Se o carrinho andar para a esquerda vamos subtrair.
Sabemos que as coordenadas iniciais do carrinho de Paulo é igual a (1, 1). Vamos verificar onde ele vai se encontrar, no eixo x, e após isso no eixo y. Temos:
- Eixo x = 1 + 2 = 3
- Eixo y = 1 + 3 = 4
As coordenadas são (3, 4)
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