Paulo Freire, em seus escritos, no que se refere a alfabetização de jovens e adultos, argumenta que para se buscar a essência das coisas, ou seja, uma melhor compreensão sobre determinado fenômeno histórico, cultural, etc., tanto o educador quanto o aluno deve procurar maneiras de libertar-se da consciência ingênua. (BORGES, 2008)
BORGES, Luís P. C. Reflexões necessárias sobre educação de jovens e adultos: Perspectivas, desafios e possibilidades. Espaço do currículo, v. 2, n. 1, p. 137-155. Março-Setembro/2008.
Para atuar na EJA é importante conhecer o caminho percorrido historicamente, por essa modalidade de ensino. Isso favorece consideravelmente, a compreensão sobre as experiências vividas e os desafios enfrentados. Seguindo essa perspectiva realize a leitura das afirmações relacionadas ao histórico da EJA e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Até por volta de 1980, os formuladores de políticas ligadas à educação, planejaram a alfabetização de Adultos, com objetivo de instrumentalizar a população a partir dos rudimentos da leitura e da escrita.
b)
As campanhas CEAA, CNER e CNEA foram criadas em 1963 e perduram até os dias atuais.
c)
As campanhas CEAA, CNER e CNEA foram criadas em 1983 e perduram até os dias atuais.
d)
Paulo Freire partia do princípio de que a educação deveria ser considerada um ato político; servindo para alcançar a politização e criticidade.
resposta D
Alternativa assinalada
e)
A Fundação Educar foi criada em 1990 com o objetivo de proporcionar diferentes experiências vinculadas à Educação de Jovens e Adultos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
31
Paulo Freire partia do princípio de que a educação deveria ser considerada um ato político; servindo para alcançar a politização e criticidade. Letra ( d)
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Lógica,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás