Paulo Freire critica o currículo existente através do conceito de “educação bancária”. Nesse contexto, o currículo tradicional está afastado da situação existencial das pessoas que fazem parte do processo de conhecer. O currículo deve conceber a experiência dos educandos como a fonte primária para temas significativos ou geradores. Sua teoria é contestada na década de 1980 por Dermeval Saviani na pedagogia histórico-crítica ou pedagogia crítico-social dos conteúdos. A educação só será política quando esta permitir às classes dominadas se apropriarem dos conhecimentos transmitidos como instrumento cultural que permitirá uma luta política mais ampla. A crítica de Saviani à pedagogia libertadora de Paulo Freire está na ênfase dada por esta aos métodos e não à aquisição do conhecimento. (p.03)
Referência
Documentos de Identidade. Resenha elaborada por Osvaldo Mariotto Cerezer para a Revista Aulas. (Disponível na sala no Saiba Mais)
Com base no texto anterior, elabore um texto de sua autoria fazendo uma reflexão sobre o pensamento de Paulo Freire e Dermeval Saviani. (Texto com 100 a 150 palavras)
RESPOSTA:
Soluções para a tarefa
Faz uma importante análise do currículo ,desde sua origem até as teorias pós criticas e a contribuição destas no estudos sobre o currículo e suas implicações na formação da subjetividade e identidade dos sujeitos.
As teorias do currículo procuram justificar a escolha de determinados conhecimentos e saberes em detrimentos de outros considerando menos importante.
Para Paulo Freire, a educação, no currículo tradicional, está afastada da situação existencial das pessoas que fazem parte do processo de conhecer. O currículo deve conceber a experiência dos educandos como a fonte primária para temas significativos ou geradores.
Na visão de Paulo Freire, o aluno, na educação tradicional, é como um banco, no qual se deposita o conhecimento. Na prática, quer dizer que o aluno é como um cofre vazio em que o professor acrescenta fórmulas, letras e conhecimento científico até "enriquecer" o aluno.
O ciclo, então, é repetido quando o aluno sai da escola e volta a utilizar o mesmo método, passando seu conhecimento adiante.
A pedagogia de Paulo Freire é baseada na noção de "consciência revolucionária". Para Freire, na Pedagogia do Oprimido:
- Chama-se a este pensar certo de "consciência revolucionária" ou de "consciência de classe", é indispensável à revolução, que não se faz sem ele.
O antídoto para a "educação bancária", para Freire, é a organização criticamente consciente. Esta organização consciente é sinônimo de adquirir a noção de que a harmonia é impossível pelo antagonismo que há entre uma classe e outra.
Como bom marxista, Paulo Freire herda a noção intelectual que enxerga o mundo como uma luta entre classes, opressores e oprimidos. Não nega, por isso que se deve impor:
- a dialogicidade entre a liderança revolucionária e as massas oprimidas, para que, em todo o processo de busca de sua libertação, reconheçam na revolução o caminho da superação verdadeira da contradição em que se encontram, como um dos polos da situação concreta de opressão.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/25024864