Paulo Freire afirma que " saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." O grande filosofo e educador apontava para um saber imprescindível á formação docente, dentro de uma concepção progressista. Para Freire, um educador devera:
A) Ser um formador contumaz, utilizando o discurso vertical para a construção do conhecimento.
B) Estar aberto aos questionamentos, ser inquiridor e crítico.
C) Ser autoritário, rígido, omisso.
D) Transferir aos alunos os conhecimentos contidos nos conteúdos programados.
E) Ser um adestrador, treinador de destrezas, transmissor de conhecimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b
Explicação:
Um educador não pode ser autoritario, deve estar apto a ouvir questionamentos e criticas e um junto com os alunos, construir um conhecimento de qualidade.
O Educador Paulo Freire, em seu livro "A pedagogia do oprimido" apresenta uma perspectiva educacional que propõe uma atividade professoral que fomente o diálogo, o questionamento e a criticidade no ambiente educacional. Sendo assim, a resposta correta é a letra B)
Paulo Freire foi o grande crítico de educação bancária, aquela forma de educação mais tradicional. Na educação bancária o professor é aquele indivíduo que detém toda a "sabedoria", que apresenta o conteúdo das aulas sem qualquer criticidade, depositando conhecimento para os alunos.
Paulo Freire é o brasileiro mais citado em trabalhos acadêmicos pelo mundo, sendo a patrono da educação brasileira.
Mais sobre Paulo Freire https://brainly.com.br/tarefa/38848409