Paula, profissional da área da saúde, proprietária e responsável por seu espaço multiprofissional, estava realizando um procedimento que utiliza produto químico, quando a paciente começou a reclamar que estava com sensação de queimadura no local do procedimento.
Estudamos no livro da disciplina que as queimaduras podem variar desde lesões pequenas até catastróficas, e que as condutas de primeiros socorros frente a essas situações dependem de uma análise criteriosa em relação ao agente causador, à profundidade ou ao grau, à extensão ou severidade e à localização corporal da queimadura. Em relação à profundidade, a queimadura depende de dois fatores: a temperatura a qual a pele foi exposta e o tempo de exposição.
Com base no exposto, diferencie os tipos de queimaduras quanto à profundidade, evidenciando suas características e as camadas da pele acometidas.
Resposta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quanto à profundidade, as queimaduras podem ser classificadas como:
• 1º grau: atingem as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas;
• 2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele. Apresentam bolhas, pele avermelhada, manchada ou com coloração variável, dor, inchaço, despreendimento de camadas da pele e possível estado de choque.
Queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais. As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixar cicatrizes;
• 3º grau: atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele branca ou carbonizada.
Explicação:
Queimaduras - (Biblioteca Virtual em Saúde; Ministério da Saúde).
Resposta:
Explicação:
1° grau: Não a formação de bolhas e a pele não se desprende,apos cicatrização a pele pode ficar um puco escura mais depois volta com a cor normal da pele,não a tratamento consiste em manter a pele e o organismo hidratados, se a dor for incômoda, um analgésico podera ajudar
2° grau: ocorre uma dor mais intensa,é comum o aparecimento de bolhas, o tratamento é composto por limpeza e proteção das região afetada e retirada da pele que é feita por um profissional da saúde.
3° grau:São muito grave, afeta todas as camadas da pele, podem ser fatais, o tratamento e mais complexo e demorado, por isso nesses casos precisa ligar para o serviço de emergência.