“Paula organizou os alunos em grupos e para cada grupo entregou potes com objetos como: botões, tiras de tecido e círculos de papéis. Eles também receberam operações matemáticas para resolverem utilizando os objetos concretos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre Artmed, 2006. p. 122-123.
Segundo sua leitura do livro-base da disciplina A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, a atitude de Paula, mencionada no fragmento acima, enfatiza, principalmente, que, no ensino específico da multiplicação:
A
uma das maneiras de o professor concretizar a aprendizagem da multiplicação é utilizar materiais concretos em sala de aula.
B o professor precisa organizar os alunos de forma diferente em sala de aula.
C
o trabalho em grupo traz resultados agradáveis aos alunos.
D
uma atividade em equipe é mais rápida e traz uma nova organização para a sala de aula.
E
a redistribuição dos alunos em grupos possibilita atender todos ao mesmo tempo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Analisando o texto, concluímos que a professora utiliza objetos para facilitar o aprendizado dos alunos. Essa é uma maneira muito útil para que os estudantes compreendam melhor as operações matemáticas. Muitas vezes, apenas com os números escritos no papel não é possível entender de onde algum valor vem. Por exemplo, na operação de adição, é mais fácil ao aluno ver a junção de dois grupos de materiais do que simplesmente os números.
Portanto, a alternativa correta é a letra A, que fala da importância dos objetos no auxílio das operações matemáticas.
Perguntas interessantes