ENEM, perguntado por Ralpher, 1 ano atrás

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção concedido pelo Estado aos inventores detentores de direitos sobre a criação. Sobre as patentes e sua aplicação prática, marque a alternativa que apresenta a assertiva completa:

a.
Proteção a quem as detêm contra o uso, a produção ou a venda de ideia semelhante por terceiros

b.
Proteção a quem as detêm contra o uso por terceiros apenas

c.
Proteção a quem as detêm contra a venda de ideia semelhante por terceiros

d.
Proteção ao consumidor

e.
Garantias de exclusividade de uso

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2
Olá, tudo bem?

Existem muitas concepções de patentes, e sua aplicação é, via de regra, ampla. Ela existe para, entre outras coisas, garantir um determinado retorno financeiro para o setor de pesquisas.

Em um mundo capitalista, se não existissem patentes, dificilmente uma empresa investiria na invenção de um novo produto se este mesmo produto fosse copiado e distribuído por todas as outras empresas que jamais gastaram sequer um centavo em sua pesquisa.

Para garantir isto, é necessário que a patente garanta o uso exclusivo, o direito exclusivo à produção e o direito exclusivo à venda, de modo que é correta a alternativa A.
Respondido por Danas
0

A alternativa A) é a correta.

A patente é uma forma de preservar as invenções de pessoas de modo que ela possa tirar vantagem de sua própria invenção antes de outras pessoas.

Como o nosso colega falou, sem as patentes, seria pouco estimulante o desenvolvimento de novos produtos, técnicas e tecnologias.

Pela legislação brasileira, ela tem o direito de ter a sua patente protegida por até 20 anos, contanto da data do pedido de patente.

Para que uma invenção seja considerada uma patente, ela deve ser algo inventivo e aproveitável na indústria, ideias, pensamentos, teorias cientificas, fórmulas matemáticas, invenções abstratas, entre outros, não podem ser patenteados.

Caso queira estudar mais:

https://brainly.com.br/tarefa/22895014

Anexos:
Perguntas interessantes