passos do maculelê bhaia
Soluções para a tarefa
O maculelê é uma dança que pode envolver mulheres e homens.
A característica principal da dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música que é cantada acompanhada pela forte batida do atabaque. Esta batida é feita quando, no final de cada frase da música os dois dançarinos cruzam os porretes batendo-os dois a dois.
Existem diferentes versões para cada lenda, mas a maioria mantém como base o ataque rival, a resistência solitária e a improvisação dos dois bastões como arma. O maculelê atual, usando a dança com bastões, simboliza a luta de Maculelê contra os guerreiros rivais.
Os passos da dança são saltos, agachamentos, cruzadas de pernas, etc. As batidas não cobrem apenas os intervalos do canto, elas dão ritmo fundamental para a execução de muitos trejeitos de corpo dos dançarinos. O maculelê tem muitos traços marcados que se assemelham a outras Danças populares do Brasil como o Moçambique de São Paulo, a Cana-verde de Vassouras-RJ, o Bate-pau de Mato Grosso, o Tudundun do Pará, o Frevo de Pernambuco, etc.
Na formação de um círculo ou um semicírculo completo de pessoas, separando em dois flancos. Na parte central está o chefe, ele ataca (jogando) com todos os participantes, uma vez que passa por todos, ele próprio escolhe um lutador experiente para travar um duelo. Os bastões são batidos entre si conforme o ritmo realizado em quatro batidas. As três primeiras batidas são executadas na altura da cintura. Na quarta e última batida um dos bastões é levantado altura do rosto.
Os golpes são executados com grande velocidade que demanda controle que impede os praticantes de ferirem-se.