(PASSE – UFMS – MÓDULO I/2018) A maioria de nossas células é substituída várias vezes durante a vida. Esse processo ocorre por divisão celular. Assim, de certa forma, nosso corpo é continuamente restaurado enquanto vivemos. A substituição das células é possibilitada pelo processo de mitose. Com relação às fases da mitose, assinale alternativa correta.
A) A metáfase sucede a prófase e seu início é marcado pela liberação dos cromossomos altamente descondensados no citoplasma.
B) Durante a prófase, a fase mais longa da mitose, os cromossomos se condensam, o que acarreta o aparecimento dos nucléolos.
C) A anáfase é a fase em que as cromátides-irmãs se separam, puxadas para os polos opostos pelo encurtamento das fibras cromossômicas do fuso mitótico.
D) Na telófase, os cromossomos se condensam e novos envelopes nucleares reorganizam-se ao redor de cada conjunto cromossômico separado.
E) A mitose é um processo reducional de divisão celular, na qual as células-filhas formadas têm a mesma quantidade de cromossomos da célula-mãe inicial.
Soluções para a tarefa
Em relação as fases da mitose, a alternativa correta é:
C) A anáfase é a fase em que as cromátides-irmãs se separam, puxadas para os polos opostos pelo encurtamento das fibras cromossômicas do fuso mitótico.
A prófase é uma etapa onde o núcleo ainda está intacto, o que ocorre é a síntese de proteínas do fuso, e elas começam a se dirigir para os fusos para realizar a anáfase.
Na metáfase as proteínas do fuso se ligam as cromátides, que estão menos condensadas do que a forma de cromossomo, mas não estão "extremamente descondensadas".
Na telófase os cromossomos começam a se condensar, mas não se condensam totalmente.
A mitose não é um processo reducional.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Letra C)
A anáfase é a fase em que as cromátides irmãs se separam puxadas para os polos opostos pelo encurtamento das fibras cromossômicas do fuso mitótico.
Explicação: