História, perguntado por luisa0023, 9 meses atrás

“Passava pouco das seis horas da manhã quando o Presidente Jânio Quadros, como de hábito, trancou-se em seu gabinete. Naquele dia, porém, ele rascunhou os termos de sua renúncia, que horas depois encaminharia ao Congresso Nacional, despertando os políticos de uma sonolenta sessão de sexta-feira. Sem que nada em sua expressão ou nos seus gestos traísse a decisão tomada, Jânio compareceu à cerimônia do Dia do Soldado. Vencido pelo que chamou de ‘forças terríveis’, em seu bilhete-renúncia, foi fotografado pela última vez como presidente ao lado das ’forças ocultas’”. / Texto de abertura do documentário “Jango” do cineasta Silvio Tendler.A renúncia do presidente Jânio Quadros representou o fim do seu tumultuado e breve mandato e contribuiu para que *

A) o Congresso não aceitasse a sua renúncia e que as Forças Armadas o preferissem, ao invés de seu vice, João Goulart.
B) a sociedade civil organizasse movimentos populares para reivindicar a permanência de Jânio no cargo de presidente.
C) o Congresso implantasse um programa de reforma moral para agradar a conservadora classe média, insatisfeita com a renúncia.
D) a ascensão do vice-presidente ao poder ocorresse somente após um processo de crise institucional que resultou na implantação do parlamentarismo.
E) o alto comando das Forças Armadas do país organizasse um golpe militar para impedir a posse do vice- presidente João Goulart.

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiafuhrmolter
49

Resposta:

Letra D

Explicação:

Com a renúncia de Jânio Quadros, o vice-presidente João Goulart deveria assumir o seu lugar. No entanto, houve um processo de impedimento por parte da oposição e parte dos militares, criando uma crise entre as instituições republicanas.

Coloca como melhor resposta, pls :)

Perguntas interessantes