passagem de mito para razão
Soluções para a tarefa
Resposta: A passagem do mito para a razão foi a mudança de pensamento dos povos que começaram a questionar os mitos e a existência de criaturas sobrenaturais para a utilização do pensamento através da razão como fonte de conhecimento. Acreditar que o mundo fora feito assim do nada era bastante duvidoso, daí os primeiros filósofos buscavam explicações na natureza e tentaram deixar o mito de lado e procurar respostas por um meio mais real e concreto. Surgiu então nessa passagem a filosofia, que é a busca incessante pelo conhecimento e sabedoria, utilizando dessa vez o pensamento racional que visa a verdade.
Explicação:
O que é mito: O mito procura explicar os fenômenos naturais, as origens do mundo e da humanidade pela existência de deuses, semi-deuses e heróis. Os povos gregos antigos explicavam fatos que não eram compreendidos na época e justificavam o que ainda não tinha sido descoberto por cientistas. Tanto um mito pode ser explicativo como pode ser simbólico a partir de um acontecimento histórico.
À razão. Alguns filósofos não confiavam nos mitos equestionaram a realidade. Os pré-socráticosbuscaram então elementos da natureza paraesclarecer os fatos. Os primeiros filósofos buscavam um principiopara todas as coisas. Tales afirmava que tudo vinhada água, enquanto outros utilizaram sua mesmalinha de conhecimento e surgiram com outrosideais. Pitágoras por outro lado dizia que osnúmeros eram o principio de tudo. Surgiu então a filosofia como uma nova ordem depensamento utilizando a razão como modo deexplicar os acontecimentos, visando sempreinvestigar e fazer questionamento para se o obteruma base racional de sabedoria para todos.