Pascal criticou intensamente o Deus dos filósofos e dos sábios. O que será que quer dizer essa expressão "Deus dos filósofos"? Como é esse Deus?
Estudamos, desde Platão, diversas concepções de Deus ou de seres semelhantes à divindade. Identifique cada uma delas e compare-as. O que existe de comum entre elas? Em que diferem do Deus das diversas religiões?Por que Pascal critica o Deus dos filósofos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
podemos dizer q seria um Deus ao centro de td q pudesse responder talvez as dúvidas , seria o Deus do saber
Respondido por
45
O "Deus dos Filósofos" é um deus teorético, possível, que ordenaria o mundo como uma grande força natural, uma espécie de princípio, mas sem possuir consciência ou vontade, de modo que Deus não "ouviria preces" e nem "ajudaria os seus escolhidos", mas apenas faria parte da natureza como o fazem a força da gravidade e a entropia.
Pascal critica esta concepção pois considerava ser esta uma "saída intelectual" para um problema que, para ele, era teológico, sendo uma falsa solução.
Os deuses de todas as religiões possuem, em comum, a característica de serem onipotentes e de oferecerem vantagens aos seus fiéis e punições aos seus inimigos, tendo como diferenças modos específicos de serem agradados ou "ofendidos".
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás