Partindo-se de 10 espermatócitos primários e 10 ovócitos de primários, os números de espermatozoides e de óvulos serão:
a) 40 e 40.
b) 40 e 10.
c) 10 e 10.
d) 40 e 20.
e) 10 e 40.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Letra A
Partindo-se de 10 espermatócitos primários e 10 ovócitos de primários tem-se 40 espermatozóides e 10 óvulos. Alternativa B.
Os testículos são o local do corpo masculino onde ocorre a espermatogênese, que é a produção de espermatozoides. O processo envolve a mitose das células germinativas, que vão produzir espermatogônias. Após um período de crescimento nutritivo, elas se tornam espermatócito I, que vai passar pela meiose I (reducional) e gerar dois espermatócitos II. Essa célula já haploide vai passar pela meiose II (equacional) e originar duas espermátides.
Por fim, as espermártides vão passar pela fase de especialização, formando o espermatozoide com cauda e acrossoma, pronto para ser ejaculado.
Portanto, uma espermatogônia primária origina quatro espermátides e, consequentemente, quatro espermartozoides.
A ovulogênese é o processo de formação de gameta (gametogênese) que ocorre na mulher. Ela consiste na transformação de uma célula diplóide em uma célula haplóide por meio de duas meioses consecutivas, a meiose I e a II. O ovócito I passa pela meiose I e forma um ovócito II e um corpúsculo polar, duas células de tamanho desigual.
Ao final do processo há formação de ovócito II, que é liberado pelo ovário para que possa ser fecundado por um espermatozóide e então se tornar um óvulo.
Esse processo ocorre dentro do ovário, mais precisamente no folículo ovariano, que são camadas de células foliculares que envolvem a célula germinativa.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/10862560