Partindo de seus conhecimentos e das informações trazidas pelo nosso texto-base acerca da Bioética, julgue os itens a seguir e assinale o(s) falso(s):
Escolha uma ou mais:
a. Os estudos da Bioética se referem à reflexão da humanidade sobre as fronteiras de sua atuação no que concerne à vida.
b. Preocupações do ser humano a respeito da emissão de poluentes, do aquecimento global, dos buracos na camada de ozônio causados por CFC (clorofluorcarbonos) e da extinção de diversas espécies terrestres, aéreas ou aquáticas já existem há mais de séculos, tendo, desde sempre, os seus impactos reconhecidos.
c. Até menos de meio século atrás, considerava-se pertinente a exploração de forma indiscriminada de recursos como a água doce e os minérios, incluindo aí os hidrocarbonetos (dentre os quais destaca-se o petróleo), pois pensava-se que tais recursos eram quase infinitos.
d. Sempre existiram – e foram divulgados – dados científicos e governamentais alertando para a gravidade das alterações climáticas.
e. Atitudes como proteger os animais, as florestas, os mares, a qualidade da água e do ar, são somente de pauta ambiental, portanto não se harmonizam com a questão ética maior, que é a da preservação da vida apenas humana
Soluções para a tarefa
A bioética é definida como um estudo de teor interdisciplinar, que envolve ciências biológicas e saúde, além de direito e filosofia. Em decorrência de tantos fatores envolvidos, o estudo é amplamente abrangente complexo.
O principal objetivo do estudo é garantir a investigação das condições favoráveis para uma existência responsável da administração da vida, seja esta animal, ambiental ou humana. Visa portanto uma linha ética de relação com a vida em sua amplitude.
Resposta: As afirmativas “b”, “d” e “e” são falsas.
Explicação: Há cerca de 30, 40 anos, o ser humano pouco se importava com a emissão de poluentes, também pouquíssimo conhecimento tinha do aquecimento global, dos buracos na camada de ozônio causados por CFC (clorofluorcarbonos) e da extinção de diversas espécies terrestres, aéreas ou aquáticas. Também se considerava que recursos como a água doce e os minérios, incluindo aí os hidrocarbonetos (dentre os quais destaca-se o petróleo), eram quase infinitos e que, portanto, sua exploração poderia ocorrer de forma indiscriminada, no ritmo mais forte possível, buscando o máximo de eficiência em sua retirada. Não havia, ou eram escamoteados, dados científicos e governamentais alertando para a gravidade da situação que se aproximava. Proteger os animais, as florestas, os mares, a qualidade da água e do ar, entre outros itens da pauta ambiental, harmoniza-se, portanto, com a questão ética maior, que é a da preservação da vida. Aqui nos deparamos com um conceito, que é um verdadeiro novo ramo de estudos: é a chamada Bioética. A Bioética surgiu para que a humanidade reflita sobre as fronteiras de sua atuação no que concerne à vida.