Partindo da leitura do relato que segue abaixo, realize uma reflexão, estabelecendo a análise sobre o planejar a sua prática avaliativa em sala de aula e a importância dessa ação como meio de promoção de mudanças no processo de ensino aprendizagem. Responda suas considerações utilizando 300 palavras. Na Escola Municipal Deputado Ubaldo Corrêa, em Santarém (PA), município situado na confluência dos rios Amazonas e Tapajós, a 1.369 Km de Belém, o planejamento, do início do ano letivo é amplo e detalhado, engloba a planificação dos instrumentos que propõem ações e metas a serem alcançadas – a proposta pedagógica, o plano anual de metas, e o plano de ação do conselho escolar. De acordo com o vice-diretor da instituição, no início de cada ano é realizada uma jornada pedagógica, onde os professores analisam os dados do rendimento escolar, os objetivos e metas previstos para o ano anterior e implementam novas ações. Ele explica que os dados estatísticos registrados a cada bimestre, como índices de aprovação, reprovação, evasão e faltas, são analisados em conjunto, pela equipe gestora da escola, pais e alunos. E a cada semestre, eles avaliam as práticas pedagógicas e propõem melhorias nas ações para o ensino aprendizagem. A escola também promove inúmeras atividades curriculares e extracurriculares que contribuem para fortalecer o compromisso de professores e gestores com o plano de trabalho escolar e de crescimento profissional, tais como encontros pedagógicos e administrativos e reuniões do conselho escolar e do conselho de classe.” Observação : Essa escola recebeu o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ciclo 2006-2007, promoção conjunta do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Roberto Marinho, por alcançar o proposto pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,8 em 2005, atingiu, em 2007, o valor de 4,1, maior do que estava previsto para 2009, que era de 4,0. Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=141, acessado em 26/11/2016.
Soluções para a tarefa
Partindo da reflexão sobre o texto acima podemos considerar o ato de planejar como o estabelecimento dos meios para se atingir o fim desejado, sendo assim, entendo que o planejamento é um instrumento orientador do processo educativo nos seus mais diversos aspectos, não sendo diferente no que se refere à prática avaliativa. O planejamento constitui e determina as prioridades, os recursos e os meios necessários para que a finalidade, no caso a avaliação, seja estabelecida e alcançada.
O docente, assim como toda a equipe pedagógica deve considerar o ato de planejar como um aliado à prática educativa, visto que um planejamento bem estruturado serve como um norte orientador na execução da prática.
Um bom exemplo de ação prática sobre planejamento e avaliação da parte do docente é o registro gráfico dos resultados individuais alcançados em cada uma das avaliações aplicadas, em cada disciplina, em cada bimestre, assim é possível acompanhar os avanços e fracassos dos discentes e realizar um diagnóstico reflexivo sobre o que é preciso ser modificado. Desse diagnóstico pode-se realizar a reelaboração da prática pedagógica empregada, no intuito de encurtar a distância entre o que ensinamos e o que nosso aluno aprende para que possamos sanar as deficiências detectadas pelo caminho propondo as mudanças necessárias para melhorar os resultados.
A avaliação deve ser vista como uma maneira de ajudar o aluno a crescer em conhecimento, é sempre importante saber como está nosso aluno, se ele absorve ou não aquilo que ensinamos, mas ainda mais importante é sabermos a melhor maneira de ensiná-lo, e se existirem as dificuldades buscarmos auxiliá-lo sempre.
É através do planejamento e da avaliação que o docente consegue entender melhor o processo ensino aprendizagem e, dessa maneira, descobrir melhor o método para que o nosso aluno tenha o efetivo aprendizado.