Partimos do pressuposto de que filosofar é não aceitar como óbvias e evidentes as coisas sem antes tê-las investigado. Entre os inimigos da filosofia encontram-se políticos a quem interessa que a filosofia seja desprezada. Impedir que os homens se tornem sensatos é uma estratégia da má política. No texto Filosofia no mundo, Carl Jaspers, seu autor, afirma: “massas e funcionários são mais fáceis de manipular quando não pensam, mas tão somente usam de uma inteligência de rebanho”.
Nesse contexto, inteligência de rebanho é:
a) a existência de muitas pessoas inteligentes que tomam decisões comuns, sensatas e benéficas para a maioria da sociedade.
b) fruto de um grupo de homens sensatos que consegue se diferenciar da má política através de uma atuação coletiva e organizada.
c) a massa e os funcionários que se organizam para defender seus direitos, fazendo frente à má política.
d) uma maioria de pessoas que se deixa influenciar por um pensamento dominante na sociedade, sem antes criticá-lo.
e) a originalidade de um pensamento que acaba por influenciar muitas pessoas se tornando assim mais forte para efetivar mudanças no mundo.
Soluções para a tarefa
Ciao, amigo(a)!
O termo inteligência de rebanho faz referência a um determinado grupo de pessoas que não usam o senso crítico para questionar fatos e assuntos que lhe são passados. Na verdade, estas pessoas acabam passando por um processo de alienação, em que o criticismo é afastado pelos transmissores da informação.
Atualmente, a inteligência de rebanho pode ser vista dentro da Indústria Cultural, onde a grande mídia vende programas vagos de conhecimento (como o Big Brother Brasil) para a maior parte da população, que é considerada como um rebanho.
Gabarito:
"d) uma maioria de pessoas que se deixa influenciar por um pensamento dominante na sociedade, sem antes criticá-lo".
Até logo!
Resposta:
d) uma maioria de pessoas que se deixa influenciar por um pensamento dominante na sociedade, sem antes criticá-lo.
Confiaaa