"Partimos desse conceito para perceber as discussões em torno dos usos, recriações e ressignificações de termos, vestimentas, musicalidade e performances artísticas inerentes à cultura negra da diáspora. Temos visto, não só no Brasil, alguns artistas, escritores, jornalistas e blogueiros, entre outros, criticando a forma como “os brancos” adotam posturas, comportamentos, expressões e performances musicais caracterizadas pelo Hip Hop, Funk ou Samba que são originários da cultura popular negra. Ainda há críticas a determinados tipos de festas voltadas para público de classe média a alta, que utilizam termos oriundos das práticas religiosas de matriz africana para identificar a temática da festa, que normalmente não passa de um evento voltado apenas para o lazer, sem nenhuma conotação religiosa".
Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto, que permite compreender a temática apresentada no texto acima.
Alternativas:
a)
apropriação cultural
b)
aculturação
c)
etnocentrismo
d)
miscigenação
e)
relativismo cultural
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) apropriação cultural
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Resposta:
Explicação:
1 ) Se refere a todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
O antropólogo inglês Edward Tylor (1832-1917) foi responsável por apresentar uma das primeiras definições de teóricas sobre cultura. Segundo tal definição, é possível afirmar:
Reposta : c) a cultura é conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social.
2 “ Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo, e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, modelos e definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.”
O conceito que preenche corretamente a lacuna é:
Reposta : e) etnocentrismo
3) "Partimos desse conceito para perceber as discussões em torno dos usos, recriações e ressignificações de termos, vestimentas, musicalidade e performances artísticas inerentes à cultura negra da diáspora. Temos visto, não só no Brasil, alguns artistas, escritores, jornalistas e blogueiros, entre outros, criticando a forma como “os brancos” adotam posturas, comportamentos, expressões e performances musicais caracterizadas pelo Hip Hop, Funk ou Samba que são originários da cultura popular negra. Ainda há críticas a determinados tipos de festas voltadas para público de classe média a alta, que utilizam termos oriundos das práticas religiosas de matriz africana para identificar a temática da festa, que normalmente não passa de um evento voltado apenas para o lazer, sem nenhuma conotação religiosa".
Resposta : A ) apropriação cultural
4 ) O sistema jurídico da Grécia Antiga é uma das principais fontes históricas dos direitos da Europa Ocidental. Os gregos não foram no entanto grandes juristas; não souberam construir uma ciência do direito, nem sequer descrever de uma maneira sistemática as suas instituições de direito privado [...]. Os gregos foram, porém, os grandes pensadores políticos e filosóficos da antiguidade. foram os primeiros a elaborar uma ciência política; e, na prática, instauraram, em algumas das suas cidades, regimes políticos que serviram de modelo às civilizações ocidentais.
Reposta : b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.