História, perguntado por vitoralonso9764, 7 meses atrás

Partido conservador e partido liberal segundo reinado.

Soluções para a tarefa

Respondido por liracosta676
0

Resposta:

O Partido Liberal foi um partido político brasileiro do período imperial, surgido por volta de 1831 e extinto com o Golpe Militar de 15 de novembro de 1889. Se autossimbolizava através da figura de um bem-te-vi.

O Partido Conservador foi um partido político brasileiro do Período Imperial, surgido por volta de 1836. Foi sucessor ideológico direto do Partido Restaurador, reunindo os antigos caramurus (exceto Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque) com membros dissidentes do Partido Moderado.

Explicação:

A política do Segundo Reinado é marcada pela presença de dois partidos políticos: o Partido Liberal, cujos membros eram conhecidos como os “luzia”; o Partido Conservador, cujos membros eram conhecidos como os “saquarema

O Partido Liberal diferia do Partido Conservador quanto ao método ou ao modo de lidar com a realidade social. Os conservadores apostavam num poder central forte, enquanto os liberais defendiam a autonomia das províncias e valorizavam a representação nacional (deputados eleitos).

O Partido Liberal defendia a tese de que deveria haver autonomia para as províncias, como códigos de leis locais e liberdade na escolha dos magistrados, além de isenção de alguns impostos, enquanto que os Conservadores defendiam que a autoridade do Império era inalienável, defendendo a sua manutenção.

Ambos pertenciam à camada senhorial, portanto eram donos de terras e escravos e faziam de tudo para manter os seus privilégios, vide o voto ser censitário (renda mínima); diferenças: do ponto de vista ideológico (teoria), o partido conservador defendia a centralização do poder na figura de um monarca.

O conservadorismo ou conservantismo é uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização.

Ambos partidos tinham leves diferenças de posição ideológica e de classe em que se apoiavam. Conservadores eram partidários de uma grande centralização do poder nas mãos do imperador, enquanto os liberais defendiam uma maior autonomia local para as províncias.

O partido liberal foi formado por parte dos chimangos e pelos farroupilhas alternando o seu poder com o Conservador durante o Segundo Reinado. Já o partido Conservador foi formado quando os caramurus, ou restauradores, entraram em declínio e, após a morte de D. Pedro I, uniram-se aos chimangos.

Conservadores brasileiros

José Bonifácio.

Marquês do Paraná

Visconde do Uruguai.

Duque de Caxias.

Marquês de Monte Alegre.

Visconde de Abaeté

Barão de Uruguaiana.

Marquês de São Vicente.

Marca melhor resposta

Perguntas interessantes