participou da revolução Pernambucana no cana de 1817, ficou preso por 4 anos, se engajou na confederações do Equador, participando ativamente do movimento revoltoso:
Soluções para a tarefa
A Revolução Pernambucana levou a Capitania de Pernambuco a declarar sua separação da colônia e a proclamar uma república em março de 1817.
A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento que aconteceu na Capitania de Pernambuco durante o período colonial. Esse movimento de caráter separatista e republicano manifestou a insatisfação local com o controle de Portugal sobre a região e com as desigualdades sociais existentes. O acontecimento da Revolução Pernambucana estava diretamente relacionado com os desdobramentos da transferência da Corte portuguesa para o Brasil.
Antecedentes
Semelhantemente à Inconfidência Mineira e à Conjuração Baiana, a Revolução Pernambucana teve caráter separatista e defendia o sistema republicano. No entanto, essa revolta foi o único movimento dos três que conseguiu superar a fase conspiratória e deflagrar, de fato, a revolução, chegando, inclusive, a tomar o poder de Pernambuco e instalar um governo provisório