História, perguntado por frant4h8alimalaraj, 1 ano atrás

participacao feminina na sociedade grecia antiga e brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por jjuzona
0
A participação feminina na Grécia pode ser dividida em duas: uma em Esparta e outra em Atenas.
Em Esparta a mulher servia para gerar guerreiros (Esparta era uma cidade-Estado voltada pra guerra), como elas tinham essa função importante para eles, recebiam educação, participavam de assembleias e cuidavam da casa. Apesar disso, não eram cidadãs espartanas.
Em Atenas, a mulher não tinha direito de expor opinião participando de assembleias, à elas só cabiam atividades domésticas.
No geral, a mulher grega era inferior ao homem grego: não eram consideradas cidadãs e viviam para o lar e procriação. É certo que mulheres espartanas tinham mais regalias que as atenienses.
Já a mulher brasileira demorou a conseguir direitos. No período colonial as mulheres eram ensinadas desde pequenas como conseguir um marido e como cuidar de um lar, porque essas eram as funções da mulher. Essa conjetura seguiu por muito tempo e ainda hoje pode ser visto alguns traços dessa cultura, entretanto a mulher hoje no Brasil, tem o direito de voto e participação social onde quer que esteja (pelo menos teoricamente) mas a desigualdade entre os sexos ainda é vista.
Perguntas interessantes