História, perguntado por coelhinha13, 11 meses atrás

participação do amapa na cabanagem

Soluções para a tarefa

Respondido por Saraolivee
1
Cabanagem (Guerra dos Cabanos): Revolta popular e social que ocorreu durante o Brasil Imperial, com influência da Revolução Francesa, na província Grão-Pará (compreende os atuais estados: Pará, Amazonas, Amapá,  Roraima e Rondônia). Revolta que foi de janeiro de 1835 a 1840.

O Brasil apresentava um período pós independência, a província do Grão-Pará, visava expulsar forças reacionárias que queriam manter a região como colônia Portuguesa. Figuras do cônego, João Batista Gonçalves Campos, irmãos Vinagre e Félix Clemente Malcher ganharam destaque. Surgiram diversos mocambos de escravos foragidos e frequentes rebeliões militares. 
Com o fim da escravidão e instalação do governo provincial, líderes locais sofreram marginalizados do poder. A elite fazendeira, queria participação nas decisões do governamentais, comandado pelas províncias do Sudeste e do Nordeste.

No dia 6 de janeiro de 1835, sob liderança de Antônio Vinagre, rebeldes (tapuios, cabanos, negros e índios) tomaram o quartel e o palácio do governo de Belém, estabeleceram Félix Antonio Clemente Malcher presidente da província Grão-Pará.
Com o ataque e conquista da cidade de Belém, o presidente Lobo de Souza e o Comandante das Armas foram mortos,                                                                           Quando Malcher mandou prender Angelim. As tropas entraram em conflito, Ganharam as de Francisco Vinagre. Clemente Malcher, foi assassinado e teve o seu cadáver arrastado pelas ruas de Belém.

Francisco Vinagre foi infiel aos cabanos. Por causa de sua fraqueza e o reforço de uma esquadra comandada pelo almirante inglês Taylor, os cabanos foram derrotados e se retiraram para o interior. Reorganizando suas forças, os cabanos atacaram Belém, em 14 de agosto. Após nove dias de batalha, mesmo com a morte de Antônio Vinagre, os cabanos retomaram a capital.
Perguntas interessantes