Parte relevante das linguagens de programação mais utilizadas na atualidade possibilitam a utilização de mecanismos de tratamento de exceção. Um tratamento de exceção é responsável por tratar ocorrências que alteram o fluxo usual da execução de algoritmos em programas de computador.
No que diz respeito ao tratamento de exceções, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Mesmo contribuindo para os programas de computador se tornarem mais estáveis e evitando erros como estouro de memória, corrupção de dados ou saídas inválidas, é comum o uso de tratamento em exceção ser criticado.
PORQUE
II. O uso de tratamento de exceção pode encorajar o abuso de blocos try/catch mal projetados,
Soluções para a tarefa
As asserções I e II, relacionadas ao tratamento de exceção, estão corretas. É comum encontrar encontrar, em códigos de sistemas, blocos como try ... expect ... catch desnecessários, exagerados, imprecisos ou que não tenham sido especificados conforme os requisitos. Ou seja, a asserção II confirma a asserção I.
Uso do tratamento de exceção no código do sistema
O tratamento de exceção é uma prática altamente recomendável pois evita que o sistema seja interrompido de maneira inesperada ou que o usuário fique mal informado acerca de um não funcionamento provisório do sistema. Quando bem realizado, o sistema funciona de forma mais estável e, quando algum erro ocorre, ele não interfere no fluxo do sistema e permite que seja mostrada uma mensagem clara para o usuário.
Entretanto, para alcançar esse objetivo, as exceções devem ser bem projetas considerando algumas premissas tais como:
- exibir mensagens de erro claras para o usuário para que, quem ler o erro (seja na interface, seja no log por um programador), possa agir rapidamente sobre o problema identificado;
- devem ser prioritariamente criadas em pontos do algoritmo relacionados a elementos mais críticos como nas linhas onde são feitas conexões com banco de dados, quando se necessita conexão com a internet para receber um dado, onde se configura a comunicação com um servidor remoto e onde há uma validação de usuário por exemplo;
- as exceções devem sempre estar estritamente vinculadas às regras de negócio do sistema e serem explicativas em relação à forma que o sistema deveria executar a função;
- para que os blocos try/catch sejam bem projetadas, precisam especificar o erro relacionado à função a ser executada após o try, usar um Except, para cada erro de forma mais específica (NameError por exemplo quando uma variável não foi instanciada) e um finally ao final para garantir que o usuário não fique sem a mensagem.
Para saber mais sobre tratamento de exceção clique no link: https://brainly.com.br/tarefa/12637408
#SPJ1