Parte 3 - Vamos relembrar e conhecer mais sobre as lutas? Realize uma pesquisa
aprofundarmos nossos conhecimentos sobre as lutas
Itens para a pesquisa
principais golpes graduação rituais vestimentas Lucais para prática equipamentos me ajudem pfv
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esta matéria aborda fundamentos, modalidades, golpes e curiosidades a respeito da capoeira, uma manifestação corporal decorrente da imbricação entre as culturas africana e brasileira. Antes de conferir esses aspectos, entenda também sobre as origens dessa forma de expressão cultural. Acompanhe:
Índice do conteúdo:
História
Regras
Instrumentos e golpes
Curiosidades
Videoaulas
História da Capoeira
Identificada como uma manifestação cultural ambígua e polissêmica, a capoeira apresenta origem bastante incerta. Embora sua existência date, pelo menos, desde meados do século XVIII, há falta de consenso tanto em relação à data quanto ao local de sua origem. Com isso, algumas teses a esse respeito foram elaboradas por pesquisadores e praticantes dessa manifestação.
Desse modo, três possíveis origens são atribuídas à capoeira. A primeira remete à África Central, onde teria sido preservada e reproduzida pelos africanos escravizados no Brasil. Outra origem é atribuída aos escravos quilombolas brasileiros e uma terceira é atribuída aos índios brasileiros. Essa última fundamenta o vocábulo “capoeira”, que significa “mato ralo” na língua tupi, aludindo a escravos fugitivos e às formas como se defendiam na mata
Assim, a origem da capoeira circula por três matrizes: africana nata, africana desenvolvida em solo brasileiro e indígena. No entanto, frente a essas versões, a origem mais perpetuada entre os praticantes é a angolana. Dessa mistura de origens emergem, portanto, as duas formas pelas quais é identificada atualmente: Capoeira de Angola e Capoeira Regional.capoeira é jogada em roda, formada por todos os participantes da dinâmica e guiada pelo ritmo do berimbau, geralmente tocado por mestres. Além disso, a prática se dá sob acompanhamento de palmas, cantos e outros instrumentos. Assim, ao centro da roda, dois capoeiristas realizam os movimentos de combate, que, em vez de violência, caracterizam-se por movimentações complementares e harmoniosas que simulam um enfrentamento.
A dinâmica dançante do jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau ou por intervenção de um terceiro capoeirista, que entra na roda e inicia um novo jogo com um dos praticantes. Nessa dinâmica, no entanto, algumas regras são estabelecidas para a harmonia da prática. São elas:
Respeitar o mestre e agir com disciplina;
Obedecer ao comando do berimbau durante a prática;
Estar sempre vigilante e manter a calma em toda e qualquer situação;
Não perder os movimentos do parceiro de vista;
Zelar pela segurança de todos os colegas participantes;
Jamais utilizar os conhecimentos adquiridos com a prática para integrar brigas de rua
A dinâmica das “rodas de capoeira” (forma como são chamados os momentos em que é praticada) organiza-se por meio dos instrumentos e dos golpes.
Instrumentos:
Berimbau
Caxixi
Atabaque
Agogô
Pandeiro
Reco-reco
Principais golpes:
Aú: popularmente conhecido como “estrela”, esse movimento é usado para se esquivar do adversário ou enganá-lo para a aplicação de um movimento de ataque.
Armada: caracteriza um chute circular elevado, realizado após um giro.
Desvio de frente: movimento de defesa usado para evitar golpes em que o capoeirista se abaixa, com as mãos protegendo o rosto.
Benção: designa um chute/empurrão realizado com o pé inteiro apoiado no peito do parceiro.
Martelo: nomeia um chute proferido com intuito de acertar a cabeça do parceiro.
Negativa: refere-se a uma descida com apoio da mão no solo, usada para se desviar de um golpe.
Explicação:
Esta matéria aborda fundamentos, modalidades, golpes e curiosidades a respeito da capoeira, uma manifestação corporal decorrente da imbricação entre as culturas africana e brasileira.