parodia cyber bullying
Soluções para a tarefa
Resposta:
O cyber bullying - as ofensas e intimidações postadas nas redes sociais - está em primeiro lugar entre as denúncias recebidas pela ONG Safernet no ano passado. Comentários e postagens que demonstrem racismo, homofobia, intolerância religiosa e xenofobia são os mais comuns nesse tipo de bullying.
“Ainda tem gente que não leva em consideração que quando está online precisa considerar todas as regras de convivência e cidadania, respeito ao outro, respeito às leis. Todas as leis valem também na internet”, afirma Rodrigo Nejm, diretor da Safernet.
O vazamento de dados pessoais vem em segundo lugar nas denúncias, seguido pela exposição de imagens íntimas.
Uma jovem de Salvador que teve fotos nuas vazadas na internet quando tinha 13 anos relata todo o sofrimento que passou. Ela conta que só conseguiu retomar sua vida ao perceber que não era a única a passar por isso. “Quando aconteceu, não pedi ajuda porque estava com muito medo. As pessoas acham que sempre a vítima é a culpada pelas coisas”, lamenta.
Em outro caso, uma jovem relata uma história ainda mais grave: segundo ela, as imagens vazadas quando ela tinha 13 anos são de um estupro. Depois que o vídeo se espalhou nas redes sociais, ela decidiu procurar uma delegacia da mulher. Como o exame foi feito muitos dias depois, a perícia não encontrou nenhum vestígio que comprovasse estupro. O inquérito foi arquivado e a jovem continuou sendo atacada nas redes sociais. Hoje, ela tem 18 anos e diz que nunca mais foi à escola e que quase não sai de casa.
Explicação: