Português, perguntado por Marinheira, 1 ano atrás

Páris, filho de Tróia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIII e XII a. C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. À noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a expressão “presente de grego”.
(DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das letras, 1995.)
O pronome oblíquo átono “no” retoma o termo


(A)
“gregos”

(B)
“choque”

(C)
“rei grego”


(D)
“muros fortificados”

(E)
“cavalo de madeira”

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabriellapm18
92
Letra E-) "Cavalo de Madeira"

Marinheira: Obrigada ♡
Gabriellapm18: De nada :)
Respondido por EduardoPLopes
79

O pronome oblíquo átono "no", usado no período "Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro" faz referência àquilo que os troianos viram, confundiram com um presente dado de boa-fé e transportaram para dentro das muralhas. Dito isto já podemos excluir as alternativas B, C e D.

Embora os gregos estivessem dentro do cavalo de madeira (de modo que os troianos também os puseram para dentro), o pronome singular deixa claro que a referência é ao cavalo.

É correta a alternativa E.

Perguntas interessantes