Parentesco pode ser entendido como uma rede de relações que liga pessoas e instituições. Pense, por exemplo, que o parentesco é um nó dessa rede. Ele irradia linhas que se ligam a outros nós, como a economia e o jurídico. Do mesmo modo, pense em você próprio como um nó da rede e imagine que as linhas são as relações que você mantém com outros nós, outros sujeitos. Você pode não conhecer o sujeito que está há sete, oito nós de você, mas há, de algum modo, uma linha que liga você a uma pessoa, que se liga a outra, e a outra, até chegar nesse sujeito. Essa é a imagem a partir da qual você pode partir para compreender estruturas sociais. Caso um nó se perca, a estrutura social não vai ruir de uma hora para outra, pois há outros que dão sustentação a ela. Mas sem os nós, não há a rede.
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre o tema, analise as sentenças a seguir.
I.A partir da observação sobre como se dão as relações sociais em diferentes grupos, podemos abstrair sistemas diferenciados, mas relacionados, que mantêm a rede em funcionamento e que garantem a continuidade dessas sociedades no tempo.
II.A noção de estrutura social encontra-se com o parentesco enquanto dado observável nessas sociedades porque são as relações de parentesco que explicam como a cultura, a religião, as normas de ocupação do espaço, os bens e o poder são repassados de geração para geração.
III.O parentesco é uma das principais redes de relações sociais.
São corretas as afirmativas.
Alternativas:
a)
apenas I
b)
apenas I e II
c)
apenas II e III
d)
apenas I e III
e)
I, II e III
2)
Acompanhando os estudos antropológicos e sociológicos sobre sociedades sem Estado, podemos notar que existem normas para as transações econômicas, para a vida cotidiana, até mesmo para a vida religiosa. Essas normas, baseadas na oralidade, acabam versando sobre diferentes aspectos da vida cotidiana porque, nessas sociedades, as instituições de certo modo se misturam tanto no cotidiano, quanto em momentos rituais.
Sobre o referido tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas:
a)
Quando Marx falava sobre classe, salientava que a produção industrial fez uma reviravolta na forma como se estrutura o trabalho.
b)
Quando falava sobre divisão social do trabalho, Durkheim também afirmava que o modelo da produção industrial implica em uma maior dependência entre os sujeitos na sociedade de classes.
c)
Weber salientava a importância da burocracia administrativa na forma de poder da sociedade capitalista.
d)
Nas ciências sociais, as especificidades de cada povo, assim como o momento histórico, são entendidos como instâncias separadas dos aspectos políticos e econômicos.
e)
Quando pensamos na sociedade organizada na forma de Estados nacionais e na forma de classes sociais, a divisão de poderes e de funções é o que marca as relações de trabalho e as relações entre os sujeitos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
A questão 1 está correto 2 e 3, letra c
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás