Geografia, perguntado por igorp2021, 4 meses atrás

Parece, entretanto, que o meio mais prático de ficar completamente limpo o aludido morro é ser pela Diretoria de Saúde Pública ordenada a demolição de todos os pardieiros que em tal sítio se encontram, pois são edificados sem a devida licença municipal e não têm as devidas condições higiênicas.

Saúde e fraternidade. Delegado Dr. Éneas Galvão.
ZALUAR, Alba; ALVITO, Marcos (Org.) Um Século de Favela.

O trecho integra uma correspondência de um delegado ao chefe de polícia do Rio de Janeiro no início do século XX. O conteúdo traduz, em grande medida, o pensamento do poder público a respeito da violência urbana das questões sanitárias, na época. Um fator crucial para o desenvolvimento do quadro apresentado no texto, foi o(a):

A) especulação imobiliária relacionada com a falta de política habitacional eficaz.

B) alto número de homicídios em bairros afastados da referida localização.

C) maioria dos habitantes diretamente ligados a práticas criminosas.

D) volume irrisório de famílias assentadas nas favelas da cidade.

E) existência de políticas públicas voltadas a assistir minorias.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
3

O trecho evidenciado retrata um dos problemas urbanos históricos do Brasil, associado à elevada especulação imobiliária, principalmente nas metrópoles brasileiras, o que impede que populações de baixa renda habitem locais regulares próximos ao centro.

Assim, como alternativa, têm que viver em locais favelizados, os quais não têm licença da prefeitura, e por vezes, onde o poder público não consegue alcançar. Letra A está correta.

Perguntas interessantes