ENEM, perguntado por eduardasoares3258, 1 ano atrás

Parar no sinal vermelho. Usar roupas. Rezar antes das refeições. Tomar banho diariamente. Todas essas ações cotidianas, aparentemente banais, foram abordadas pela sociologia proposta por Émile Durkheim (1858-1917) de maneira científica. Todas essas ações para Durkheim são consideradas corretamente como: Selecione uma alternativa: a) Ações sociais. b) Coletivas. c) Individuais. d) Fatos sociais. e) Imutáveis.

Soluções para a tarefa

Respondido por juanbomfim22
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Para o sociólogo Émile Durkheim, define-se fato social todo aquele costume, ação ou comportamento que determina o modo que um indivíduo vive, age e se expressa. De acordo com Durkheim, ela segue três características principais:

  1. Exterioridade: existe antes mesmo do indivíduo nascer.
  2. Coercitividade: a sociedade pune ou penaliza aqueles que não o seguem.
  3. Generalidade: é válido para todos os indivíduos, sem exceção.

Nesse sentido, ações como:

  1. Parar no sinal vermelho.
  2. Usar roupas.
  3. Rezar antes das refeições.
  4. Tomar banho diariamente.

São claramente fatos sociais por serem exteriores, coercitivos e gerais.

Resposta: D)

Anexos:
Respondido por ffgomesnascimento
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Resposta:

Parar no sinal vermelho. Usar roupas. Rezar antes das refeições. Tomar banho diariamente. Todas essas ações cotidianas, aparentemente banais, foram abordadas pela sociologia proposta por Émile Durkheim (1858-1917) de maneira científica.

Todas essas ações para Durkheim são consideradas corretamente como:

Alternativas:

a)

Ações sociais.

b)

Coletivas.

c)

Individuais.

d)

Fatos sociais.

Alternativa assinalada

e)

Imutáveis.

2)

O comportamento social foi um dos temas abordados com mais profundidade pelos teóricos primários da sociologia, já que havia, nestes estudos iniciais, uma preocupação em compreender e explicar de maneira científica o modo como as sociedades se portavam em momentos históricos distintos – seja no passado ou no presente – e, se possível, prever como elas reagiriam diante da realidade.A partir disso, qual alternativa a seguir explica corretamente a racionalidade na visão weberiana?

Alternativas:

a)

Segundo Weber, na modernidade, a pessoa tende a agir de maneira muito mais objetiva e racional. Já nas sociedades pré-modernas, em que dogmas religiosos inundavam toda vida social, os indivíduos tendem a agir motivados pela tradição e pelas emoções.

Alternativa assinalada

b)

Para Weber nas sociedades pré-modernas e modernas há a inexistência tanto da razão quanto dos dogmas.

c)

Segundo Weber, na modernidade, a pessoa tende a agir muito mais com relação a dogmas, crenças e fundada em emoções e tradições. Já nas sociedades pré-modernas age de forma mais racional, voltada aos objetivos.

d)

Weber estabeleceu que, independentemente do tipo de sociedade que analisemos, não há distinção básica entre razão e racionalidade.

e)

Weber elabora uma concepção revelando que nas sociedades antigas há a inexistência da razão e, nas modernas, a inexistência das emoções.

3)

(UFUB, 2005 - Adaptada) O surgimento da sociologia foi propiciado pela necessidade de:

Alternativas:

a)

Através de rituais, condicionar o indivíduo a agir segundo ensinamentos transmitidos pelos deuses.

b)

Considerar os fenômenos sociais como propriedade de forças transcendentais.

c)

Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.

Alternativa assinalada

d)

Manter a interpretação mágica da realidade como patrimônio de um restrito grupo de sacerdotes.

e)

Conservar e assegurar uma estrutura de pensamento mítica para a explicação do mundo.

4)

(ENADE, 2005 – Adaptada) “A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de “tipos ideais”, que constituem um dispositivo generalizante, um modelo heurístico, sobre o qual era possível aplicar a comparação. Nas suas explicações históricas comparadas, Weber rejeita sempre a hipótese de leis ou de monocausalidade; ele pensa, portanto, que um evento pode ter diversas causas e que conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. A validade das comparações em Weber provém das suas construções empíricas dos processos de indução e de introspecção mais do que de uma verificação causal de hipóteses.

Paola Rebughini. A comparação qualitativa de objetos complexos e o efeito da reflexividade. In: Alberto Melluci (org.) Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 242 (com adaptações).”

A partir do fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações:

I. Os “tipos ideais” foram elaborados através de estudos comparativos.

II. Para Weber, não há monocausalidade: um evento pode ter diversas causas, e conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito.

III. A comparação não é essencial para a construção dos “tipos ideais”.

IV. Os “tipos ideais” não permitem uma explicação histórica.

Estão corretas somente as afirmativas:

Alternativas:

a)

I e II.

Alternativa assinalada

b)

I e IV.

c)

II, III e IV.

d)

II e IV.

e)

I, II e III.

Explicação:

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