Paraná no século XIX durante o império: economia,política e sociedade
Soluções para a tarefa
Resposta:O Paraná está localizado na Região Sul do território brasileiro, possui em sua área uma das maiores florestas subtropicais do mundo, a mata de araucária.
Em face da descoberta de ouro na região durante o século XVII, o território despertou o interesse de brasileiros e portugueses que residiam em São Paulo. No entanto, o principal objetivo das expedições dos bandeirantes paulistas era a captura de índios.
Durante o império, em 1853, o Paraná tornou-se província independente e, no fim do século, a economia foi impulsionada pelo cultivo de erva-mate, além da exploração de madeira e das lavouras de café, que contribuíram bastante para o desenvolvimento econômico da região.
No início do século XX, grandes companhias de colonização, como a inglesa Paraná Plantation, atuaram no Estado. Surgiram as cidades de Londrina e Maringá, que se tornaram importantes centros produtores de café entre os anos de 1950 e 1970.
Em razão dos grandes problemas sociais gerados no campo, principalmente com os pequenos produtores, muitos agricultores sem terra se tornaram boias-frias, outros migraram para a cidade. Parte dos pequenos produtores que perderam suas propriedades rurais organizaram um movimento de luta pela terra, movimento esse que originou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Explicação: