Paralimpíadas, o maior evento de superação do planeta
Bater marcas próprias, realizar novos movimentos, quebrar recordes e alçar voos cada vez mais altos são apenas alguns feitos do Paratletismo
Se ser atleta é se superar a cada momento, o que dizer de um paratleta? É treino, disciplina e dedicação em dobro – ou bem mais do que isso. Ser paratleta é viver o esporte de todas as maneiras possíveis e nunca imaginadas: usando as mãos, os cotovelos, o peito, o queixo, a cabeça ou até mesmo os cinco sentidos.
Tudo junto e misturado – e com regras bem definidas.
Com o lema Espírito em Movimento, os Jogos Paralímpicos, considerados o maior evento esportivo envolvendo atletas com deficiências físicas e mentais do mundo, vêm aí.
E você sabe como isso tudo começou?
Os Jogos Paralímpicos tiveram sua estreia nos Jogos de Roma, na Itália, em 1960, e contaram com a participação de 400 paratletas, de 23 países, que competiram em provas exclusivas para usuários de cadeiras de rodas.
Foi apenas a partir de 1976 que deficientes visuais, mentais e pessoas com lesão na medula espinhal puderam participar da competição.
Em 2000, por conta da dificuldade em determinar o que seria uma deficiência mental, atletas com essa deficiência foram excluídos dos jogos, só podendo retornar em 2004.
Desde o início, os Jogos Paralímpicos costumavam acontecer em paralelo aos Jogos Olímpicos, mas na mesma cidade. Só havia mudanças quanto à localização quando a cidade sede declarava não ter acessibilidade para a recepção dos atletas.
Em 1988, os dois eventos esportivos foram organizados em parceria pelos comitês responsáveis pela primeira vez. Por conta disso, os Jogos de Seul, na Coréia do Sul, são considerados um marco no movimento paralímpico mundial. Foi nessa ocasião também que os esportes passaram a ter um sistema de classificação estabelecido pelo tipo e grau de deficiência dos atletas participantes.
A política “Uma Eleição, Uma Cidade”, em que a eleição da cidade sede dos Jogos Olímpicos também incorporaria as exigências para a realização dos Jogos Paralímpicos, foi assinada em 2000 pelos Comitês Olímpico e Paralímpico Internacionais.
Atualmente, são 28 esportes reconhecidos, entre eles atletismo, biatlo, natação, judô, futebol, ciclismo, tênis em cadeira de rodas, levantamento de peso e tiro. Neste ano, canoagem e triatlo farão sua estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Em 2012, nos Jogos de Londres, 164 países participaram dos Jogos, levando um total de 4.294 atletas. (...)
01 – Nessa reportagem, o trecho “Bater marcas próprias, realizar novos movimentos, quebrar recordes e alçar voos cada vez mais altos são apenas alguns feitos do Paratletismo”, corresponde: *
1 ponto
a) à manchete ou título da reportagem.
b) ao subtítulo da reportagem.
c) ao lide (ou lead) da reportagem.
d) ao corpo da reportagem.
02 – A reportagem, diferentemente da notícia, é um texto amplo, que apresenta contextualização, pontos de vista, apresentação e análise de dados, etc. O texto que você leu se refere à parte introdutória de uma reportagem. Nessa parte, o objetivo do autor foi: *
1 ponto
a) apresentar o conceito de paralimpíadas, paratletismo e paratleta.
b) apresentar dados estatísticos do número de paratletas que iriam participar dos Jogos Paralímpicos de 2016.
c) apresentar o percurso histórico dos Jogos Paralímpicos, desde sua criação, em 1960, até 2016, data de publicação da reportagem.
d) apresentar as modalidades esportivas de jogos paraolímpicos que seriam disputadas nos Jogos Paralímpicos de 2016.
mh2612jack:
e mto grande haha vc deve ter demorado para fazer =)
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
1)B
EXPLICAÇÃO
O trecho em questão corresponde ao subtítulo da reportagem, parte textual que vem logo após a manchete e reforça a intenção prestada no título, ou seja, aparece para somar, para acrescentar algo a mais às informações anteriormente reveladas.
2)C
EXPLICAÇÃO
É muito comum que as reportagens sejam iniciadas por meio da contextualização do tema. Foi o que houve nesse caso: para tratar das Paralimpíadas de 2016 e enfatizar a superação de esportistas com deficiências físicas e mentais, o autor iniciou seu texto apresentando a história dos Jogos Paralímpicos, desde sua estreia em Roma, em 1960, até o momento da publicação do texto, em 2016
Espero ter lhe ajudado❤
Perguntas interessantes