Química, perguntado por KiMochii, 1 ano atrás

Paralelo entre o "Absolutismo na França e o Absolutismo na Inglaterra"

Soluções para a tarefa

Respondido por Cacai123
8
resumo sobre absolutismo françês=A partir de 1560, sob a Regência de Catarina de Medicis, são combatidos os calvinistas. No episódio conhecido como a Noite de São Bartolomeu, são assassinados 20 mil huguenotes (protestantes).Trava a guerra dos três Henriques, entre 1585 e 1589, para garantir a sucessão dinástica. Em 1589 Henrique de Bourbon sobe ao trono e em 1593 converte-se ao catolicismo sob o pretexto de que "Paris vale uma missa". Seguem-se Luís XIII e os cardeais Richelieu e Mazarino. O seu apogeu é alcançado com Luís XIV, o Rei Sol, entre 1661 e 1715.Luís XIV (1638-1715), conhecido como o Rei Sol, o maior dos reis absolutistas da França. Recebe formação humanista e assume o poder em 1661, um ano após o casamento com Maria Teresa, filha de Felipe IV da Espanha. Durante seu reinado, que se estende por mais de 50 anos, dá incentivos às atividades culturais, persegue os protestantes, reorganiza o exército e trava guerras contra a Espanha, Holanda, Áustria e Luxemburgo. Constrói o luxuoso Palácio de Versalhes, onde vive a corte francesa. Príncipe caprichoso, aprecia a etiqueta, festas e belas mulheres. Mantém duas amantes e manifesta sempre seu desejo de governar sozinho.
Respondido por bjusssciciowl8wp
4

O poder real na frança era muito fraco, então foram criados os Estados Gerais, que eram consultados para discutir uma importante questão do reino ou quando o reino precisava de apoio econômico. Eles eram raramente convocados.

O absolutismo da Inglaterra começou quando o reino foi obrigado a assinar a Magna Carta, que era um documento que limitava os poderes da Coroa, pois os nobres não queriam mais arcar com as concequencias das guerras que aconteciam e o reino estava cobrando impostos muito altos. Criaram o Parlamento e isso dificultou o absolutismo dos reis na Inglaterra. O reino voltou a se fortalecer quando houve a Guerra das Duas Rosas, que era a guerra entre duas familias reais. Com o fim dessa guerra, quem passou a governar foi Henrique XVII o fundador da dinastia Tudor. Depois, quem o sucediu foi Henrique XVIII, fundador da igreja anglicana. Com o governo de Henrique XVIII, houve expansões de territorio e aumento do comercio marítimo. O que marcou o fim da dinastia Tudor foi a morte de Elizabeth I, sucessora de Henrique XVIII, ja que ele não conseguiu ter um filho homem como seu sucessor.

Perguntas interessantes