Paráfrase
A paráfrase origina-se do grego “para-phrasis” (repetição de uma sentença). Assim, parafrasear um texto, significa recriá-lo com outras palavras, porém sua essência, seu conteúdo permanece inalterado.
Exemplos
Texto Original
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá,
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Gonçalves Dias
Texto Paráfrase
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’.
Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!
(Carlos Drummond de Andrade, “Europa, França e Bahia”)
Podemos notar que o poeta modernista Carlos Drummond de Andrade faz somente uma recriação daquilo que Gonçalves Dias já havia criado na era romântica.
Paródia
MEUS OITO ANOS
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
[...]
Casimiro de Abreu
MEUS OITO ANOS
Oh que saudades que eu tenho
Da aurora de minha vida
Das horas
De minha infância
Que os anos não trazem mais
Naquele quintal de terra!
Da rua de Santo Antônio
Debaixo da bananeira
Sem nenhum laranjais
[...]
Oswald de Andrade
A paródia é um exemplo de recriação baseada em um caráter contestador, às vezes até utilizando-se de uma certa dose de ironia e sarcasmo.
Este recurso foi muito utilizado pelos poetas modernistas com o objetivo de criticar os “moldes” de outras escolas literárias.
Leia os textos abaixo
Texto I
Peixinho sem água, floresta sem mata
É o planeta assim sem você
Rios poluídos, indústria do inimigo
É o planeta assim sem você
http://mataatlantica-pangea.blogspot.com. br/2009/10/parodia-meio-ambiente_02.html
Texto II
Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola
Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim, sem você
(Claudinho e Buchecha)
Questão 1 - Os textos I e II apresentam intertextualidade, que, para Julia Kristeva, é um conjunto de enunciados, tomados de outros textos, que se cruzam e se relacionam. Dessa forma, pode-se dizer que o tipo de intertextualidade do texto I em relação ao texto II é:Uma paródia, pois a voz do texto II é retomada no texto I para transformar seu sentido, levando a uma reflexão crítica. *
2 pontos
a) Falso
b) Veredadeiro
Leia os texto abaixo.
Mais de 25 séculos após Heráclito de Éfeso dizer que:
Não se toma banho duas vezes no mesmo rio,
Raul Seixas declarou:
Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
(Metamorfose ambulante – Raul Seixas)
E Lulu Santos comparou a vida a uma onda:
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
(Como Uma Onda – Lulu Santos / Nelson Motta)
OBS; Heráclito de Éfeso foi um dos principais filósofos da Antiguidade pré-socrática
Questão 2 - Houve uma intertextualidade entre os textos (o pensamento de Heráclito e a letras das músicas) ou seja, esses textos dialogam, se relacionam. Não sãos parodia nem paráfrase, eles apenas tratam de um mesmo assunto, cada uma a sua maneira, isto é, foram intertextualizados. *
a)Verdadeiro
b) Falso
3 Nos três textos (pensamento de Heráclito, música do Raul Seixas e a música do Lulu santos) o tema tratado é: *
a) Falar a diferença entre o rio e o mar.
b) Explicar que as ondas do mar são perigosas.
c) Esclarecer que tudo no mundo pode mudar, menos as ondas do mar.
d) Mostrar que as mudanças no mundo acontecem o tempo todo, em qualquer área da vida.
e) Os três textos falam de temas diferentes
Questão 4 - A parodia não mantém a essência do texto original, podendo ironizar, contestar e até fazer uma “zombaria” do texto original. Essa afirmação é: *
a) Falsa
b) Verdadeira
Soluções para a tarefa
Respondido por
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Resposta:
caraca tem tempo em pra escrever tudo isso
apollo13ferreira:
kkķ
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