Paradigmas são os padrões, os modelos que referenciam os estudos científicos por um determinado tempo. Eles servem de balizadores para a compreensão de mundo e também como fundamentos das teorias científicas, podendo entrar em crise e ser substituídos por outros, ou, até mesmo, subsistirem concomitantemente por algum tempo.
Soluções para a tarefa
Sobre os paradigmas:
1. Positivismo lógico
2. Estruturalismo
3. Materialismo dialético
(2 ) É muito utilizado em estudos organizacionais, analisando a organização como uma estrutura que se relaciona.
O estruturalismo define o conceito de estrutura, como "um todo composto por partes que são inter-dependentes e relacionantes". É o todo maior que a simples soma das partes. Sistemas organizacionais vão além da justaposição das partes.
( 3 ) Considera a história como um fator importante no desenvolvimento dos fenômenos; tudo é matéria.
O materialismo dialético é uma teoria filosófica que defende o conceito da realidade da sociedade sendo definida por meios materiais. Baseia-se na dialética para compreender os processos sociais ao estudar os fatos históricos com base em elementos contraditórios.
( 1 ) Vale-se do método indutivo, partindo de informações particulares para chegar em proposições gerais.
O positivismo lógico é uma posição filosófica geral, também denominada empirismo lógico, utiliza do método indutivo, no qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, chega-se a uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. É empírica, ou seja, para validar uma teoria é necessária a verificação e confirmação experimental da hipótese.
Bons estudos!
2. Estruturalismo ( ) Considera a história como um fator importante no desenvolvimento dos fenômenos; tudo é matéria.
3. Materialismo dialético ( ) Vale-se do método indutivo, partindo de informações particulares para chegar em proposições gerais.