Parábola do velho do forte
Um velho vivia com seu filho em um forte abandonado, no alto de um monte, e um dia perdeu um cavalo. Os vizinhos vieram-lhe expressar seu pesar por esse infortúnio, e o velho perguntou:
- Como sabeis que é má sorte?
Poucos dias mais tarde voltou seu cavalo com um bando de cavalos selvagens, e vieram os vizinhos felicitá-lo por sua boa sorte, e o velho respondeu:
- Como sabeis que é boa sorte?
Com tantas montarias a seu alcance, começou o filho a cavalgá-las, e um dia quebrou uma perna. Vieram os vizinhos apresentar-lhes condolências, e o velho respondeu:
- Como sabeis que é má sorte?
No ano seguinte houve uma guerra, e, como o filho do velho era agora inválido, não teve de ir para a frente.
YUTANG, A importância de viver, p. 154.
Qual é o significado ou a mensagem da parábola anterior? É possível relacioná-la com o caminho estoico da felicidade? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A felicidade segundo o estoicismo consiste em compreender que não se pode alterar os eventos do mundo e assim, adequar a nossa vontade a estes, ansiando apenas as coisas que dependem unicamente de nós mesmos e buscando eliminar ao máximo nossas paixões, para que se possa alcançar assim a ataraxia
Explicação:
copiei essa resposta da internet então dá uma adaptada pro professor não te pegar colando :)
A parábola está falando sobre um princípio filosófico: O estoicismo.
Estoicismo
O estoicismo é uma vertente filosófica que visava o fim último do homem como sendo a felicidade. No entanto, a verdadeira felicidade só poderia ser encontrada quando o homem deixasse suas paixões de lado e seguisse racionalmente suas decisões.
As paixões podem afetas as nossas escolhas e por isso quando as deixássemos de lado iriamos ter em mente o real sentido da vida. De forma que a felicidade está em entender que devemos ser contentes e todas as situações da vida, mesmo não parecendo tão bom no momento.
Para saber mais sobre felicidade, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4725594
#SPJ2