Administração, perguntado por jeancarlosjcmsoziiy1, 10 meses atrás

Parábola da demissão da formiga desmotivada:

Havia uma formiga que todos os dias chegava cedo a seu trabalho e fazia tudo com dedicação e excelência. Ela era produtiva e feliz! Como a formiga era muito dedicada, trabalhava por conta própria. Um dia, o gerente marimbondo percebeu que a formiga estava trabalhando sem supervisão e teve um pensamento: “se ela era tão produtiva sem supervisão, imagina então se fosse supervisionada!”

Então, colocou uma barata como sua supervisora. Essa barata era muito experiente e competente, seus relatórios eram impecáveis!

Em sua nova função, a primeira medida que a barata tomou foi padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Depois, chamou uma secretária para ajudá-la a montar os relatórios e chamou uma aranha para organizar os documentos e atender ao telefone.

O gerente marimbondo se encantou com o trabalho de qualidade realizado pela barata, e também pediu gráficos com assuntos debatidos em reuniões. Para cumprir melhor sua função, a barata contratou uma mosca e comprou mais equipamentos.

A formiga, que antes era produtiva e muito feliz em seu trabalho, começou a se sentir reprimida em meio a tantos papéis, aparelhos e reuniões.

Com toda a evolução daquele departamento, o marimbondo sentiu que era o momento de contratar um gestor para a área onde a formiga trabalhava. A escolhida para o cargo foi uma cigarra, que muito exigente mandou emperiquitar sua sala.

Não demorou muito para que a nova gestora precisasse de equipamentos pessoais de trabalho e de uma assistente, foi escolhida a pulga que já tinha trabalhado com ela anteriormente. Juntas, elas elaboram uma estratégia de melhorias para o departamento e um controle de orçamento para a área onde a formiga trabalhava; formiga essa que a cada dia ficava mais triste e desmotivada.

A gestora cigarra conversou com o gerente marimbondo para lhe mostrar que precisavam investir em uma pesquisa de clima. O marimbondo concordou, mas ao analisar as finanças, percebeu que a unidade onde a formiga trabalhava não estava mais rendendo como antigamente, e por esse motivo, contratou a coruja, que era uma consultora muito reconhecida e famosa, para fazer um diagnóstico da situação.

A coruja trabalhou nesse diagnóstico por três meses, e em seu extenso relatório de conclusão, ela afirmou que tinha muita gente na empresa.

Chegou a hora de demitir alguém da empresa, e adivinha quem foi a escolhida? A formiga, óbvio, porque ela tinha mudado muito de um tempo para cá, andava desmotivada e não conseguia acompanhar o ritmo da empresa.


O texto refere-se a uma parábola e serve como analogia ao mundo corporativo para ilustrar a discussão sobre diversos aspectos da gestão, como novas formas organizacionais na era do conhecimento e questiona elementos do paradigma mecanicista de organização.

De acordo com os itens citados a seguir, descreva comparativamente como esses aspectos se dão em uma organização com visão tradicional, comumente usada na sociedade industrial e como esses mesmos aspectos se apresentam em organizações contemporâneas, ditas sociedade do conhecimento, baseadas em processos de negócio.

a) Tamanho da organização – estrutura organizacional ?
b) Cultura Organizacional ?
c) Nível de exigência dos clientes ?
d) Estilo de liderança e forma de participação do funcionário nos processos de trabalho ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
1

a)

As estruturas organizacionais com visão tradicional tendem a adotar uma metodologia baseada na autoridade linear. Ou seja, cada item imediatamente superior tem autoridade única e absoluta em relação aos seus subordinados.

Nas organizações contemporâneas, por outro lado, busca-se priorizar as formas de organização com fluxos horizontais ou por divisão de projetos, criando mais flexibilidade.

b)

Nas organizações tradicionais é comum encontrarmos uma cultura organizacional baseada na hierarquia, limitada a supervisionar e monitorar atividades, deixando pouco espaço de abertura para novas ideias.

Em organizações contemporâneas, por outro lado, prioriza-se a cultura organizacional baseada no mercado ou no talento.

c)

As organizações contemporâneas costumam demandar esforços criando canais de comunicação com os cliente, de modo que estes possam expressar suas opiniões sobre o produto. Desta forma, é possível obter melhorias em cima da cartela oferecida.

Organizações tradicionais costumam ter pouco interesse no compartilhamento de experiências do cliente, atentando-se apenas para as reclamações finais.

d)

A liderança tradicional baseia-se na motivação através de pagamento, nos julgamentos unilaterais e costuma marcar o desempenho dos trabalhadores com indicadores muito objetivos.

Nas organizações modernas, por outro lado, motiva os colaboradores com desenvolvimento profissional, toma decisões em conjunto e utiliza marcadores comportamentais para avaliar o desempenho dos trabalhadores.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes