Para Yasbek (2009), as tendências mais relevantes do Serviço Social nos anos 1980 do ponto de vista da produção de conhecimento e do exercício profissional, se referem ao Movimento de Reconceituação e à pós-graduação. YASBEK, M. C. Fundamentos históricos teóricos e teórico-metodológicos do Serviço Social. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. (adaptado). Considerando este contexto, analise as assertivas abaixo e assinale a correta sobre o referencial teórico do Serviço Social. Alternativas Alternativa 1: A teoria indica a direção de pensamento que o profissional deve seguir, sendo regra fundamental a ser seguida. Alternativa 2: O referencial contribuiu para a formação profissional, mas não é uma regra absoluta, sendo primordial sua inserção social. Alternativa 3: O referencial subsidia o profissional em seu exercício profissional, pois auxilia em sua compreensão singular da intervenção social. Alternativa 4: A teoria faz o direcionamento do pensamento, assim como o referencial, respaldando o profissional em sua leitura e análise de conjuntura. Alternativa 5: O arcabouço teórico e metodológico do Serviço Social está pautado na teoria social crítica, mas com viés do conservadorismo tradicional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Boa tarde!
Alternativa 4
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social foi um grande avanço para a profissão levando em consideração que o assistente social necessitava não somente de uma técnica, mas um respaldo que lhe garantisse uma atuação com excelência.
Desta maneira, ele permitiu ao assistente social uma nova referência em embasamento para o desenvolvimento de seu trabalho, de maneira a analisar suas caracterísiticas intrínsecas.
Respondido por
8
Resposta:
Alternativa 4: A teoria faz o direcionamento do pensamento, assim como o referencial, respaldando o profissional em sua leitura e análise de conjuntura.
Explicação:
página 85 do livro
Perguntas interessantes