Para Weber a vida em sociedade é caracterizada por situações assimétricas que estabelecem certos conflitos sociais. Já em Marx, as classes sociais, referências centrais em sua obra:A) estabelecem relações de exploração e dominação que vão além de uma leitura puramente
econômica.
B) inexoravelmente destinadas (todas elas) a produzirem e, por conta disso, exercerem o prota-
gonismo político e social.
145
C) destinam-se, através das revoluções, a estabelecerem um modo de produção sem divisões de
classe, ou seja, o comunismo.
D) caracterizam a sociedade pós-moderna formando um aglomerado de pessoas, com objetivos
comuns, mas sem ideologias semelhantes.
Soluções para a tarefa
Resposta: a) estabalecem relações de exploração e dominação que vão além de uma leitura puramente econômica.
Explicação:
Marx era totalmente contra o capitalismo, que na revolução industrial ele lutava e falava sobre os direitos dos trabalhadores que trabalhavam em pessimas condições e recebiam baixos salários, na revolução social que certamente a Classe social virou a Classe Econômica, onde os trabalhadores são de classe baixa e os patrões de classe alta.
A alternativa A está correta.
Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Em sua teoria Marx organizou o estado a partir de duas camadas: a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compor a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.