Para Vygotsky, qual é a relação entre o brincar eo conhecimento adquirido em sala de aula?
Soluções para a tarefa
Vygotsky defende a importância do brincar, do lúdico, na aprendizagem. Destacando-se as considerações acerca do papel do brinquedo e a sua capacidade de estruturar o funcionamento psíquico da criança.
Nesse contexto Vygostsky acredita que o brinquedo ajuda no desenvolvimento da diferenciação entre ação e significado. A idéia do brincar passa a substituir os estímulos físicos do que é o brincar, portanto o brincar se relaciona a aprendizagem. Brincar é aprender, pois nas abstrações que se podem desenvolver nas brincadeiras, residem a base do que mais parte, permitirá a criança, aprendizagens mais elaboradas.
Dessa forma, o lúdico, se torna uma proposta educacional viável no enfrentamento das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem. Principalmente por entrar em ação o processo de imaginação, que é um processo psicológico novo para a criança. O brincar também está relacionado a regras, por exemplo, uma boneca evoca comportamentos e regras associadas a figura maternal. O que auxilia nos processos cognitivos da criança em outras esferas de pensamento, como por exemplo, o científico.
5) A sala de aula tem sido objeto de múltiplas abordagens. Entretanto, seja qual for o tipo de tratamento dado, este é um local em que circula o conhecimento por meio da interação professor-aluno. Para Vygotsky, o conhecimento:
Resposta: d) é construído com base nas interações e experiências sociais.
Explicação: Resposta correta
Na teoria construtivista, a sala de aula constitui um espaço de interação professor-aluno.