Para você trabalhar o seu novo negócio são necessários no mínimo quatro passos a serem praticados. Quais são eles.
Soluções para a tarefa
Para você trabalhar em seu novo negócio com a vantagem competitiva são necessários quatro passos a serem praticados sempre, continuamente:
I) Fique de olho na concorrência: para ter e manter uma vantagem competitiva você precisa ser único ou diferente; para você ter essa garantia fique de olhos bem abertos sobre os concorrentes. Se possível, tenha amigos ou conhecidos de confiança que sejam clientes dos seus mais importantes concorrentes para detectar, antecipadamente, possíveis diferenciações, cópias ou substituições que estejam sendo preparadas por eles.
II) Faça a diferença: só há três maneiras de sua empresa atuar e se manter no mercado: copiar, Inovar ou Revolucionar.
A cópia é o que os seus concorrentes tentam fazer com a sua vantagem competitiva. Quando você atua na inovação, na melhoria contínua do seu diferencial, você busca manter a distância dos seus concorrentes ou ampliar esta distância. Se você é único na sua oferta ao mercado, se só você oferta esse serviço ou produto, ou característica destes, é porque você foi um revolucionário. Após a sua revolução, você pode melhorar continuamente o seu serviço e cair na inovação ou providenciar uma nova revolução (difícil, mas desejável).
III) Bote a boca no mundo: já que você tem reconhecimento no mercado por ser único ou diferente, por você ter uma vantagem competitiva, anuncie, divulgue, publique, faça tudo o que puder e precisar, mas faça chegar ao ouvido, ao “interior” do seu cliente potencial que você tem esse bendito diferencial. Faça com que o seu público-alvo saiba, experimente, veja, saboreie, absorva, vibre, mate o desejo com a sua vantagem competitiva, com esse diferencial que você tem, que é a razão da escolha dos seus clientes por você. Ponha o seu “bloco na rua” e anuncie aos quatro ventos, sem vergonha de ser feliz e sem medo do sucesso.
IV) Cumpra o prometido: cuide para que o anunciado seja entregue. SEMPRE! Só existe fazer ou não fazer! Isso pode significar ficar de olho em tecnologia e conhecimento, personificados nos seus empregados; e também, na prevenção do erro indesejado, mas inevitável, e os respectivos procedimentos na sua ocorrência devem estar estabelecidos e constantemente atualizados.