para você q literatura tem um lugar definido ? se sim qual é se não, explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:A Literatura não tem uma função absoluta e definitiva.
A importância do local da literatura tem tido cada vez mais espaço nas discussões da Literatura Comparada. Associadas a essa discussão estão, de modo mais direto, as questões relativas à identidade nos seus mais variados desdobramentos. Das discussões acerca do assunto no ambiente literário alemão, citamos a obra Literaturen ohne festen Wohnsitz [Literaturas sem residência fixa], título do livro do estudioso alemão Ottmar Ette, romanista da Universidade de Potsdam, que motiva a presente proposta, resultado de longo tempo de pesquisas. O referido teórico trabalha, entre outros temas, a “Literatura em movimento” e o “Saber Sobre(-)viver”, sempre na tentativa de refletir expressões literárias em meio a transições e buscas por aceitação, em luta contra preconceitos de todas as formas.
Dialogaremos com a obra crítica de Ette, mas também será inserida na discussão a obra “O local da Cultura”, de Homi Bhabha, principalmente quando se aborda o “estereótipo, a discriminação e o discurso do colonialismo.” Além disso, será importante dialogar com Stuart Hall, quando este fala “Da diáspora. Identidades e Mediações culturais”.
Muito importante, contudo, também será o diálogo com a obra de Celeste H. M. Ribeiro de Souza (USP), pela sua trajetória na pesquisa em torno da “imagem do outro” nas relações literárias Brasil-Alemanha. Ribeiro de Souza também é coordenadora do grupo de pesquisa “Relações lingüísticas e literárias Brasil-Alemanha” (RELLIBRA), do qual participamos e a partir do qual se elabora a presente reflexão. O referido projeto tem por objetivo tornar “mais” acessíveis justamente as obras que compõem essa literatura sem identidade definida, que pretendemos apresentar e discutir neste momento.
Explicação: