História, perguntado por bpaz12847, 6 meses atrás

Para você, por que a maioria das pessoas mais pobres no Brasil, ainda nos dias de hoje, são negras?

Soluções para a tarefa

Respondido por feliperibeirosousa81
1

Resposta: Por causa do racismo que por muito anos vem sendo ingnorado pelo brasileiro (lembrando daquela frase que antes que era dita que no brasil não existia racismo), e tambem por falta de politicas publicas para inserir o negro no mercado de trabalho, apos ser libertado da escravidão o negro foi largado a propria sorte, muitos não sabiam o que fazer a maioria só sabia trabalhar como escravo,  poucos sabiam ler e mesmo apos o "O fim da escravidão" o preconceito e o racismo continuaram por muitos tempo até os dias de hoje, não e a toa que a maiorias das pessoas pobres do brasil são negros afinal o negro foi excluido da sociedade la atrás  

Explicação:

Os negros foram excluídos e expulsos da sociedade principalmente pela ausência de políticas públicas efetivas que permitissem a verdadeira inserção dessas pessoas no convívio social. A pobreza nunca foi somente questão de classe. Gênero e raça sempre a envolveram. 

Conforme dados do IBGE, em 2014, 76% dos mais pobres no Brasil são negros, número que aumentou muito se comparado com 2004, em que o número estava em torno de 73%. Miriam Leitão se referiu uma vez ao Brasil como “a pátria distraída” por não ser capaz de perceber o próprio racismo, mas que se comove com histórias que envolvem outras nações, principalmente a americana. Ela diz que “a ausência dos negros nos eventos onde está a elite, de qualquer área, não incomoda os brasileiros. E porque tantos não veem essa ausência, podem continuar dizendo com conforto que o racismo brasileiro não existe.

Perguntas interessantes