Para você, fé e razão andam lado a lado ou são excludentes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Podem a fé e a razão andar juntas?
'A glória de Deus é encobrir as coisas e a glória dos reis é investigá-las' (Pr 25,2)
A ciência e a fé não são concorrentes: uma supõe a outra.
A ciência e a fé não são concorrentes: uma supõe a outra.
Por Dom Murilo S.R. Krieger*
É comum alguém perguntar: É possível conciliar a razão (isto é: a ciência) e a fé? Pode um cientista estar voltado para a ciência e a sua vida ser iluminada pela fé? Num mundo como o nosso, dominado pela tecnologia, ainda há espaço para a fé? A ciência não é suficiente para dar resposta às nossas múltiplas inquietações e dúvidas?
A ciência e a fé, segundo o Papa S. João Paulo II (cf. Carta encíclica “Fides et Ratio”), longe de se oporem, são duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus que colocou em nosso coração o desejo de conhecê-lo, de conhecer a verdade, e, assim, de nos conhecermos.
Algumas perguntas atravessam o tempo e as fronteiras geográficas e, certamente, continuarão sendo feitas pelas novas gerações: Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Por que existe o mal? O que existe depois desta vida? Das respostas que dermos a cada uma dessas perguntas dependerá a orientação de nossa vida. Quem tem fé se guia por duas convicções: o mistério do ser humano só se esclarece verdadeiramente no mistério de Jesus Cristo; as verdades da fé não são fruto de um pensamento elaborado pela razão, mas um dom gratuito de Deus.