Para utilizar os recursos clínicos para adequação do meio bucal, tratamento restaurador atraumático e no selamento de fóssulas e fissuras é necessário dominar a técnica corretamente. Neste contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- O tratamento restaurador atraumático consiste na utilização de materiais temporários, sendo considerado desta forma uma etapa de transição.
II- A efetividade e durabilidade dos selantes de fóssulas e fissuras estão relacionadas com o acondicionamento do esmalte e dentina correto, isolamento absoluto sem contaminação e com boa técnica de aplicação.
III- O controle clínico do selante deve ser realizado pelo profissional a cada 6 meses para avaliação da integridade do material selador.
IV- Segundo pesquisas o condicionamento ácido do esmalte reduz em 75% o número de microrganismos cultiváveis.
Assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
b.
Apenas a afirmativa I está correta.
c.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
d.
Apenas a afirmativa II está correta.
e.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. Incorreto
Soluções para a tarefa
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
A alternativa correta é letra C. O selante é um procedimento odontológico preventivo caracterizado pela aplicação de um material resinoso nas superfícies dos dentes posteriores com a finalidade de impedir a formação da cárie. É realizado pelo cirurgião dentista e seu controle clínico deve ser realizado a cada 6 meses.
O que é selante?
Selante é um tratamento odontológico preventivo e conservador que se caracteriza pela aplicação de um material resinoso na superfície oclusal dos dentes posteriores, mais precisamente sobre as fóssulas e fissuras. Muito utilizado na odontopediatria.
Os dentes posteriores anatomicamente apresentam na sua superfície oclusal sulcos, fóssulas e fissuras, que são depressões que auxiliam o processo de trituração dos alimentos. Porém esses nichos constituem locais de fácil acúmulo de alimentos e de bactérias que quando não são corretamente higienizados propiciam o aparecimento da cárie.
O selante aplicado de forma correta "veda" esses pequenos sulcos deixando a superfície do dente menos retentiva aos alimentos e mais fácil para a higienização. O controle clínico do selante deve ser realizado pelo profissional a cada 6 meses para avaliação da integridade do material selador.
Assim podemos concluir que o selante é um procedimento odontológico muito utilizado que junto a uma correta higienização se torna um excelente aliado na prevenção das cáries.
Aprenda um pouco mais sobre os tratamentos odontológicos em crianças aqui: brainly.com.br/tarefa/24938106
#SPJ2