Matemática, perguntado por 073841, 1 ano atrás

Para uma transformação ser considerada linear deve satisfazer duas condições, sendo  \frac{ \to }{u}    _{1} e , \frac{ \to }{u}    _{2} vetores e a (um número real), que estão indicadas, a seguir:

T(  \frac{ \to }{u}    _{1} + \frac{ \to }{u}    _{2} ) = T( \frac{ \to }{u}    _{1} ) + T( \frac{ \to }{u}    _{2} ).

T(a  \frac{ \to }{u}    _{1} ) = a .T( \frac{ \to }{u}    _{1} ).

Logo podemos concluir que uma transformação é, ou não é linear,sendo T (x, y, z) = ( x_{1} ,  y_{1} , 2) entre os espaços vetoriais:T: IR^{3} { \to } IR^{3} , satisfazendo as propriedades citadas, está descrita em:


a) (x +x1, y + y1, - 4) e (a x1, a y1, 2- a), logo a transformação não pode ser linear por não satisfazer a propriedade da soma entre os vetores, mantendo a característica do vetor indicado inicialmente.


b) (x +x1, y + y1, 2) e (a x1, a y1, 2a), logo a transformação pode ser linear por satisfazer a propriedade da soma entre os vetores, mantendo a característica do vetor indicado inicialmente.


c) (x +x1, y + y1, 4) e (a x1, a y1, 2a), logo a transformação pode ser linear por não satisfazer a propriedade da soma entre os vetores, não mantendo a característica do vetor indicado inicialmente.


d) (x +x1, y + y1, 4) e (a x1, a y1, 2a), logo a transformação não pode ser linear por não satisfazer a propriedade da soma entre os vetores, mantendo a característica do vetor indicado inicialmente.


e) (x +x1, y + y1, 4) e (a x1, a y1, 2a), logo a transformação pode ser linear por satisfazer a propriedade da soma entre os vetores, mantendo a característica do vetor indicado inicialmente.

OBS: Questão original em anexo:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
3
(x +x1, y + y1, 4) e (a x1, a y1, 2a), logo a transformação não pode ser linear por não satisfazer a propriedade da soma entre os vetores, mantendo a característica do vetor indicado inicialmente.

Acabei de postar...
Respondido por Usuário anônimo
3
Respeitando a lei de formação ... 

u1 = (x,y,2) , u2 = (x1,y1,2) 

Fazendo a soma ... 

(u1+u2) 

(x,y,2) + (x1,y1,2) = (x+x1,y+y1,4) 

==================================

Aplicando o escalar ... 

a.(u1) 

a.(x,y,2) = (ax,ay,2a) 

================================================

Como a soma se difere do vetor inicial (x,y,2) ... Não temos uma transformação linear. 
 
  Letra  d)            
                                    ok




073841: obrigado pela ajuda! Perfeito como sempre.
Usuário anônimo: Por nada fera ! :D
Perguntas interessantes