Para uma transformação química acontecer é necessário que haja reagentes para produzir produtos. No caso do cozimento do arroz, quais são os reagentes (ingredientes) e qual tipo de energia empregada para que o arroz fique cozido (térmica, luminosa, mecânica...)?
Soluções para a tarefa
Explicação:
O cozimento de arroz é uma transformação química, já que ocorre alterações na composição das substâncias iniciais ( presentes no grão de arroz cru), com formação de novas substâncias.
O cozimento de arroz é uma sequência de reações, que podem variar de acordo com a forma de preparo de cada cozinheiro ou o tipo do arroz.
A cocção de arroz, normalmente se inicia com a adição de óleo vegetal na panela quente e adição dos grãos de arroz, que serão fritos por alguns minutos, normalmente, até mudarem sua aparência para um tom mais banco, o que caracteriza transformações químicas por aquecimento. Esse processo ajuda os grãos de arroz ficarem mais soltos no final do cozimento, já que o grão é selado. Se o arroz começar a dourar, ocorre aí reações de caramelização, já que é rico em carboidratos. Ao adicionar água fervente (ou não), o arroz frito (refogado) começa a sofrer hidratação e os carboidratos presentes sofrem alterações estruturais irreversíveis. Esse processo de hidratação é conhecido como gelatinização do amido, que é responsável pela maciez e textura do grão cozido. Para cada tipo de arroz há uma proporção de água/arroz a ser utilizada para que os grãos fiquem com maciez e textura agradável, embora maciez e textura sejam características que dependem de quem degusta o arroz.