Pedagogia, perguntado por daracristina7804, 5 meses atrás

Para uma educação inclusiva de fato, faz-se necessário que os professores promovam metodologias voltadas à inclusão de caráter interativo e interdisciplinar em salas comuns do ensino regular, valorizando sempre a importância da formação inicial e continuada, para uma organização do trabalho pedagógico sob a perspectiva inclusiva, e não somente como integração. Partindo desta premissa, disserte a respeito das práticas educacionais inclusivas que você, como futuro pedagogo, poderá utilizar em sala de aula. Sua resposta deverá apresentar, no mínimo, uma lei que os respalde para a garantia dos direitos de atendimento inclusivo e ao menos dois recursos de acessibilidade básicos que as escolas precisam realizar para atender os alunos e manter sua qualidade de ensino para esse público.​

Soluções para a tarefa

Respondido por fjmatsudo
3

Resposta:

O presente trabalho pretende levar ao conhecimento e discussão a questão do Atendimento Educacional Especializado e as práticas educativas na perspectiva da inclusão, na Escola Maria Rafols no Município de Breves-PA. Temos por objetivo também, fornecer informações aos professores com o intuito de auxiliá-los em suas ações pedagógicas para que de fato aconteça a tão almejada inclusão. Baseamos este trabalho nos estudos de Prado (2001) que explica que a aprendizagem dos diferentes alunos deve acontecer de modo que lhes possibilite um ganho significativo do ponto de vista educacional, afetivo e sociocultural e na LDB (1996) que garante o acesso de alunos com deficiência no contexto escolar. Neste sentido, o trabalho inicia-se apresentando uma abordagem teórica acerca da importância do atendimento educacional especializado. A inclusão dos alunos com deficiência no âmbito educacional é um debate atual e requer organização de várias propostas de trabalho, jogo como estratégia de ensino, a utilização do computador como ferramenta de aprendizagem, objetos de aprendizagens, softwares e trabalho com o aluno em sala de aula. Inclusão é um tema bastante polêmico do ponto de vista educacional e pensar nesta inclusão é analisar de fato o que é incluir. O aluno com deficiência precisa de ações pedagógicas diferenciadas e, para que isso aconteça, cabe à escola organizar, tanto o espaço físico, quanto os materiais pedagógicos, respeitando sempre suas capacidades e habilidades motoras. O papel do professor deve ser o de observador das especificidades da criança e atuar usando sua experiência e criatividade para trabalhar com ela.

III – atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente;

V – acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um; (BRASIL, 1988, art. 208, III, V, CF p.118).

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, o Atendimento Educacional Especializado, assegurado no artigo 58, § 1º e § 2º, ressalta que

1º. Haverá, quando necessário, serviço de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de Educação Especial.

2º. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular (BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996, p.21).


Espero ter ajudado!!

Perguntas interessantes