Para um profissional de Segurança no Trabalho é importante ter um conhecimento básico de alguns termos e conceitos referente ao estudo das medidas de gravidade e frequência de acidentes. Diante disso, explique o que são:
a) Dias perdidos - DP.
b) Número de acidentes - NA.
c) Dias debitados - DD.
d) Tempo computado - TC.
Soluções para a tarefa
A) Dias Perdidos:
Dias pelos quais o empregado está afastado devido a lesão corporal em acidente de trabalho que não seja de trajeto, com exceção do dia do acidente e do dia de retorno.
B) Número de Acidentes:
Acidentes com ou sem perda de tempo (afastamento) acorrida no mês. Dependendo do interesse do seu cálculo você pode considerar esse número como o total ou como só os que tiveram afastamento.
C) Dias Debitados:
Dias que se debitam (conta como se o funcionário não estivesse indo trabalhar por conta de acidente, tipo dias perdidos, porém é tabelado), por incapacidade permanente ou morte, para o cálculo do tempo computado. (De acordo com o Quadro 1 na NBR 14280: morte gera um débito de 6000 dias, amputação da mão gera um débito de 3000 dias e perda da visão de um olho, de 1800 dias e assim por diante).
D) Tempo Computado:
A soma entre os dias perdidos e os dias debitados.
OBSERVAÇÃO:
Eu participei de um treinamento na época que fiz o curso técnico sobre essas questões de segurança do trabalho e uma confusão muito forte que o pessoal fazia era que esses dados tinham a ver com pagamento de indenização e coisas do tipo. Isso NÃO está relacionado à indenização quando tratamos de SEGURANÇA DO TRABALHO, e sim ao cálculo de INDICADORES que vão apontar, por exemplo, o nível de exposição dos funcionários e se a empresa tem sido responsável com relação as normas de segurança.
Bons Estudos :D