Para um brasileiro entrar em um país do Mercosul, não é necessário obter um visto ou portar um passaporte. Você sabe porque?
Soluções para a tarefa
Porque:
No dia 26 de março de 1991, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai assinaram o Tratado de Assunção, que criou o Mercosul, o Mercado Comum do Sul. Esse tratado tem como objetivo favorecer a livre circulação de bens e serviços, além de adotar políticas comuns, harmonizar regulamentações e estimular o intercâmbio entre os parceiros.
“Os cidadãos dos Estados Partes e dos Estados Associados do MERCOSUL não precisam de passaporte ou visto para circular pela região, bastando a carteira de identidade nacional ou outro documento considerado válido, conforme a Decisão CMC Nº 14/1”.
É preciso de um documento oficial com foto (RG, Passsaporte, carteira de motorista) atualizado, ou seja, que tenham sido emitidas como máximo 9 anos, si tiver más de 10 causará problemas.
Só precisa disso para entrar em algum pais do Mercosul porque o acordo assegura a todos os nativos dos países que participam desse acordo livre acessso e trânsito. Em outra palavras, o Mercosul é um acordo econômico e visa o lucro, ao facilitar a entrada para essas pessoas, ganha financeiramente.